>
 

Quem É Que Fala Mais Alto Na Sua Vida?

 

            "A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca." (Lamentações 3:24-25)

            Todos têm duas vozes que falam na sua vida. A primeira é a voz da sua carne, isto é, a voz da sua natureza carnal que quer as coisas que a agrada. A segunda é a voz da sua alma, a voz da verdadeira pessoa que você é ou deve de ser. Sei que provavelmente meu leitor não entende de que estou falando, portanto darei uns exemplos da Palavra de Deus.

            No caso da Eva, ela olhou primeiramente para o fruto proibido, depois desejou experimentá-lo e finalmente ouviu a voz da serpente que apelava para seus desejos carnais. No caso dela a voz carnal falou mais alta como também no íntimo de Adão e eles trouxeram o pecado sobre toda a raça humana. Pais e mães que ouvem a voz carnal frequentemente trazem a maldição sobre toda a sua família por ter escutado a voz da sua carne.

            Ouve a expressão de Sansão: "Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos ou entre todo o meu povo, para que vás tomar esposa dos filisteus, daqueles incircuncisos? Disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque só desta me agrado." (Juízes 14:3) Sansão recebeu sábia palavra dos seus pais, que eram pessoas tementes a Deus e Sua Palavra, mas ele teimou e ouviu a voz da sua carne que ficou encantada com os atributos físicos de uma mulher de entre os filisteus (do mundo) e assim começou uma vida sempre voltada à voz da sua carne.

            A vida de Davi é um estudo em contraste. Havia vezes em que ele ouviu a voz de Deus que lhe falava do seu íntimo, mas havia vezes quando ele pendia para a voz da sua carne. No caso dele com Bate-seba ele ignorou seu dever de sair com seu exército como era o costume, e assim estava no lugar errado no momento de tentação. Quando ele viu a mulher linda, ele deixou sua carne falar, desejou ela, envolveu seus auxiliares em trazê-la para sua cama onde cometeu adultério como a mulher do seu súdito e guerreiro. Em outras ocasiões ele orava de coração aberto e ouvia a voz de Deus que lhe orientava.

            Isto nos mostra que ainda que alguém seja na maior parte do tempo um fiel servo do Senhor, ele é sujeito cair caso não continua propositalmente ouvindo a voz da sua alma em vez de ouvir a voz da sua carne. "Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia." (I Coríntios 10:12) Nota como fala este versículo: "... que pensa estar em pé..." Não se ilude pensando que está forte demais para cair. Aprenda ouvir apenas a voz da sua alma. Davi disse que a alma expressa que o Senhor era a sua porção. Quem é que fala mais alto na sua vida?

            Philip D. Walmer