>
 

Esperar

 

          "A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca." (Lamentações 3:24-25)

          Uma das coisas mais difícil para o ser humano é esperar. Confesso que eu estou, provavelmente, entre os mais impacientes. Como é difícil esperar para as coisas. Queremos agora. Já vi adultos com atitude de criança, demonstrando de maneira estranha o desejo de ter que esperar para algo acontecer ou para esperar algo muito desejado. Maridos reclamam sempre de ter que esperar pelas esposas.

          No entanto, no reino espiritual, onde tratamos com Deus o esperar é praxe. O versículo acima do qual escrevo este terceiro devocional afirma que o Senhor é bom, mas bom para aqueles que aprendem e sabem esperar por Ele. Deus não tem pressa, e os seres humanos devem aprender que sendo Ele soberano, e onisciente sabe exatamente o que faz, sabe o melhor momento para presentear com suas dádivas maravilhosas ou até de negar o que Lhe foi pedido por saber o que é melhor para seus filhos.

            Frequentemente o não atendimento da parte de Deus nos frustra tremendamente. É bom se lembrar da nação de Israel que sofreu uma escravatura terrível por volta de 430 anos. No início da mesma não era uma vida tão ruim assim e eles simplesmente aceitaram sua sorte na vida. Foi somente quando os faraós começaram apertar demais e exigir o impossível que eles começaram realmente pleitear com Deus. Assim acontece com os seguidores de Cristo hoje. Sim, fazem seus pedidos, mas Deus não vê pela forma de oração algum alto grau de desespero, ansiedade ou urgência. Neste caso a culpa é do pedinte.

            O caso de Daniel era bem diferente. Ele orou incessantemente por 21 dias e nada de resposta, pois as forças do mal estavam impedindo a chegada do anjo com a resposta. (Daniel 10:13) Frequentemente pessoas não recebem as respostas aos seus pedidos, por não saber esperar no Senhor na oração. Estou lendo atualmente um livro escrito por um grande homem de oração, evangelista, e notável pelos milagres que Deus operava por meio dele. Ele relata como em algumas ocasiões ele foi obrigado passar muitos dias em oração e jejum total até sentir que a vitória que almejava estava às portas. Em outras ocasiões as respostas vieram rapidamente. Este homem de fé nunca esperou parado, mas sempre ocupava seu tempo orando ao Senhor e pleiteando seu caso.

            "... mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam." (Isaias 40:31)

            "Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele." (Atos 1:14)

            "E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. (Atos 2:42)

            "Pedro e João a subiam ao templo para a oração da hora nona." (Atos 3:1)

            Grandes milagres, sinais, prodígios e avivamentos são sempre o resultado de muita oração e o esperar no Senhor com paciência para o momento certo da sua vontade. Aprenda esperar no Senhor sempre ativo na oração.

Philip D. Walmer