>
 

Buscar

 

            "A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca." (Lamentações 3:24-25)

            Num devocional anterior escrevi acerca do esperar no Senhor. Esperar é essencial em nosso relacionamento com o Senhor. No entanto é possível que este pensamento seja levado para um lado errado onde alguém poderia cogitar que esperar quer dizer ficar inativo. Contudo, encerrei o último devocional com estas palavras: "Aprenda esperar no Senhor sempre ativo na oração." Esperar não é ficar parado, inativo e sem alguma responsabilidade em relação ao que deseja. A parte final do versículo texto acima diz: "Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca." Três coisas devem ser notadas desta frase: 1) O Senhor é bom. 2) Para quem? Para quem espera por Ele. 3) Esperar como? Buscando com a alma.

            O buscar de Deus é um assunto frequentemente tratado nas Escrituras. Cada cristão tem que entender que tem uma obrigação buscar a Deus. Romanos 3:10-11 dá este comentário triste: "...  como está escrito:Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus..." Entendeu? Não há justo, não há quem entende e apesar disto não há quem busque a Deus. Quer ser justificado? Tem que buscar a Deus, pois ele é o único que tem a autoridade para lhe justificar.

            "... se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra." (II Crônicas 7:14) Entenda! Se você consegue cumprir os requisitos de humilhar-se diante de Deus (I Pedro 5:6), orar a Deus, buscar a Deus e verdadeiramente se converter a Deus, Ele por Sua vez lhe ouvirá, perdoará seus pecados e sarará sua terra. É de suma importância que note que os primeiros passos a serem tomados são de quem tem a necessidade.

            O buscar a Deus não pode ser de qualquer jeito, descansadamente nem relaxadamente. Veja: "Todo o Judá se alegrou por motivo deste juramento, porque, de todo o coração, eles juraram e, de toda a boa vontade, buscaram ao Senhor, e por eles foi achado. O Senhor lhes deu paz por toda parte." (II Crônicas 15:15) "Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições

e o buscam de todo o coração..." (Salmos 119:2) "De todo o coração te busquei;não me deixes fugir aos teus mandamentos." (Salmos 119:10)

            É essencial para seu bem que se lembra de que Deus não tem absolutamente nenhuma obrigação de estar sempre a sua disposição. Ele é o Soberano. Nos dias de Noé Deus aturou até não mais deu e disse: "Então, disse o Senhor: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal..." (Gênesis 6:3) Muitos anos depois ainda deu esta advertência para uma nação desobediente, uma alerta que vale até o dia de hoje. "Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Isaias 55:6)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: A falta de oração é pecado. - Corrie ten Boom -