>
 

Mãos Santas

            "Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade. (I Timóteo 2:8 RA) "Quero que em todos os lugares os homens orem, homens dedicados a Deus; e que, ao orarem, eles levantem as mãos, sem ódio e sem brigas." (I Timóteo 2:8 NTLH)

            Deus ama aos homens. Adão foi criado primeiro e Deus sentindo sua solidão lhe criou uma companheira da própria costela dele. Isto não quer dizer que Deus desprezou as mulheres, pois vimos no Novo Testamento a importância das mulheres no ministério de Jesus.

            No entanto, Deus deu uma posição de honra ao homem na hierarquia da família, sempre o responsabilizando pelo trabalho de ser líder, protetor e exemplo para os demais membros. Neste sentido, Paulo expressa o que sentiu pelo Espírito Santo quando escreveu a passagem acima, encorajando os homens para orar. Eu não sei por que é tão difícil para os homens assumir seu lugar como líder espiritual no seu lar. Deve ser o diabo que os faz tímidos e envergonhados, pois simplesmente não há outra razão. Eles frequentemente reinam como ditadores em seus lares, mas no sentido de providenciar liderança espiritual, recusam em assumir a responsabilidade. Podem até se embriagarem e neste estado se comportam vergonhosamente, mas assumir posição de líder espiritual não é com eles e por alguma razão pensam ilogicamente que esta liderança deve ser ocupada pela esposa e mãe.

            Paulo disse que a vontade dele, e obviamente do Espírito Santo, é que os homens orem em todo lugar, inclusive no lar, na igreja, e em qualquer outro lugar onde a oração é necessária. Esta oração deve ser feita com o levantar das mãos. Tenho notado ao longo dos meus anos no ministério que é emocionalmente difícil para os homens levantarem as mãos, e quando as levantam, é apenas parcialmente. O levantar das mãos é sinal de rendimento, e neste caso, rendimento a Deus, que é requerimento para um líder espiritual.

            Não é só levantar as mãos, contudo as levantar sendo limpas e santas. Há vezes em que orações não são respondidas e quem ora questiona a razão. Será que o coração é puro e as mãos limpas? Veja esta passagem de Salmos 24:3-4: "Quem tem o direito de subir o monte do Senhor?

Quem pode ficar no seu santo Templo? Somente aquele que é correto no agir e limpo no pensar,que não adora ídolos,nem faz promessas falsas." (NTLH) "Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? que é limpo de mãos e puro de coração, e

que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente." (RA)

            A última parte deste versículo é justamente onde muitos homens erram e erram grandemente. Quem quer e vai se aproximar a Deus deve estar sem ira, ódio, brigas e outras formas de maldade. A presença de Deus é um lugar puro e de santidade absoluta, que não permita a entrada das obras da carne. (Gálatas 5:19-21) Quem quer entrar neste lugar, e todos devem assim desejar, pois é um lugar de tanta paz, gozo e alegria, devem entender os requisitos para poder entrar e os obedecer ou ficar sem as bênçãos de quem tem harmonia perfeita com Deus.

Philip D. Walmer