>
 

Mãos Santas - 2

Número 2

 

            "Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade. (I Timóteo 2:8 RA) "Quero que em todos os lugares os homens orem, homens dedicados a Deus; e que, ao orarem, eles levantem as mãos, sem ódio e sem brigas." (I Timóteo 2:8 NTLH)

            Acho curioso como pessoas cristãs pensam que as ações e atividades do corpo não tem qualquer efeito sobre seu espírito. Em nosso texto acima Paulo admoesta os homens para orar em todo lugar, mas... que façam isto podendo levantar mãos limpas, tendo se livrado da ira e até da animosidade. Torna-se óbvio que as respostas das orações, ainda ardentemente almejadas, dependem muito das atitudes e atividades do corpo.

            Da mesma forma que as atividades das mãos afeta a parte espiritual, a boca e língua também afetam. O escritor Tiago foi movido pelo Espírito Santo para escrever muito acerca do viver cristão. No terceiro capítulo, do versículo três a doze o assunto da língua é tratado. Em primeiro lugar lemos no versículo primeiro que todos tropeçam em muita coisa. Então, não se desanima caso tropeçar em alguma coisa, pois: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (I João 1:9) Tiago 3:2 diz que o homem (pessoa) que não tropeça com a língua pode se considerar como varão (pessoa) perfeito (a). Entende-se com isso que a língua é o membro mais difícil do corpo para domar. Não são poucas as pessoas que vivem uma vida cristã aparentemente perfeita, no entanto em momentos difíceis acabam pecando com a língua. E este pecar também afeta a parte espiritual da pessoa. Todos precisam colocar um freio na boca. Este freio tem que ser a ação do Espírito Santo, e não uma experiência velha e desgasta, todavia uma atual onde realmente tem a plenitude do Espírito habitando no vaso de carne.

            Veja agora a descrição que Tiago oferece em relação à língua: "Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano; e  a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero." (vv. 7-8)

            Neste verão no hemisfério norte, e particularmente nos EUA, muitos tem sofrido de terríveis incêndios nas florestas. Vastas áreas foram destruídas junto com centenas de casas de luxo e outros prédios. O interessante é que tudo começou com apenas uma faísca pequena e não com um fogo grande. Assim Tiago escreveu no versículo cinco: "Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!" Quanto dano tem sido criado por palavras más, almas perdidas, vidas e reputações destruídas e Deus há de julgar estas coisas.

            Finalizo com as palavras de Tiago: "Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce. (vv. 9 - 12) Seja varão (varoa) perfeito (a)! Cuide da língua!

Philip D. Walmer