>
 

O Pai

 

            O pai de que? O pai de quem? Pai... pode ser um termo bom ou ruim. É um termo frequentemente usado, mas com vários sentidos e até de sentimentos. Na vida natural ninguém pode escolher o pai que há de ter. Nem no caso de padrasto, pois normalmente é a mãe que escolha outro companheiro e os filhos são obrigados acompanhá-la. Mesmo tratando o assunto de adoção, os adotados não fazem parte da decisão de quem há de ser o novo pai.

            No mundo espiritual é bem diferente, pois a pessoa tem escolha com respeito de quem há de ser seu pai. Sei que você perguntará como isto pode ser. Bem, a gente tem o direito de ter o eterno Deus como pai, ou Satanás pai da mentira. É curioso, não é, como a maioria escolha logo quem iludirá, mentirá, e levará por um caminho que jamais será satisfatório e com fim brilhante. O que é que as Escrituras têm a dizer acerca de Satanás?

            Ele é mentiroso, nunca firmou a verdade, é homicida e pai da mentira. Quem o tem por pai faz a vontade dele, que é praticar o que ele sempre praticou. "Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." (João 8:44)

            Mais um esclarecimento vem da parábola do semeador: "... o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno; o inimigo que o semeou é o diabo; a ceifa é a consumação do século, e os ceifeiros são os anjos. Pois, assim como o joio é colhido e lançado ao fogo..." (Mateus 13:38) O fim dos filhos Satanás é trágico.

            E, do outro pai, falta espaço para descrever seu ser bom e atitude para como os filhos dos homens, mas segue alguns exemplos:

            "Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)

            "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida..." (João 14:6)

            Jesus é a verdade, portanto: "... conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8:32)

            "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas." (João 10:11)

            "Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem." (João 10:9)

            Satanás jamais podia e nunca poderá fazer as promessas acima, nem esta que segue: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também." (João 14:1-3)

            Analise bem as duas opções, e escolha aquele pai que lhe dará o melhor e maior retorno, não só nesta vida, mas naquela que há de vir.

Philip D. Walmer