>
 

Cidadãos

 

            Pessoas se orgulham de ser cidadãos dos seus respectivos países, cidades, tribos ou de sua etnicidade, e sempre com razão, pois cada uma tem seus pontos positivos. Pessoas ficam fanáticas por seus times esportivos, clubes e etc. Mas, como cristãs, pessoas têm uma obrigação de analisar bem a fundo sua fidelidade à nova nação à qual pertencem por se converteram, ter sido transformadas, e adotados por Deus, tornando-se cidadãos de uma nação santa. "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes o daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz..." (I Pedro 2:9)

            Este versículo mostra como uma pessoa trona-se cidadão da nação celestial: 1) A pessoa foi eleita por Deus. Que privilégio especial e maravilhoso. Escolhido pelo Rei dos reis e o Senhor dos senhores! "... vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia." (I Pedro 2:10) 2) Foi Deus quem chamou das trevas para andar numa luz nova e maravilhosa. "O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz." (Isaias 9:2)

            O versículo também mostra que há responsabilidades que acompanham esta cidadania desta nação formada e estabelecida por Deus. 1) A pessoa cidadã torna-se propriedade exclusiva de Deus. Para alguns isto pode parecer fator desfavorável, pois a tendência de quase todos é de não abrir mão de jeito nenhum da sua autonomia. Mas deve ser lembrado que a cidadania dá direito às vantagens e benefícios da nação. Quem rejeita a responsabilidade da cidadania rejeita também as vantagens. É exatamente como ser membro de um clube de torcida de um time de futebol ou qualquer outra organização assim. Se alguém não pagar as mensalidades ou anuidades perde os direitos que são exclusivos para os membros em dia com seus deveres. Fazer parte desta nação santa tem vantagens, mas também obrigações. 2) Outra responsabilidade é a de proclamar as virtudes de Deus (Aquele que chamou das trevas) Pode imaginar um torcedor de time de futebol que não elogia o time, que não torce por ele, que fala mal dele e dos outros torcedores, que não frequenta as reuniões dos torcedores e jogos do time, critica constantemente o treinador do time, e que permite outros falar mal dos componentes do time sem revidar? Mas isto acontece regularmente no ambiente da igreja, e os membros ainda ponderam por que a obra dela não vai avante, por que não recebem mais "bênçãos" e por que suas orações não são respondidas?

            Efésios 2:19 nos transmite uma verdade tremenda: " Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus..." Quando você pertence a este reino (nação), não é mais estrangeiro, peregrino, andarilho ou perdido no mundo, mas tornou-se concidadão desta nação com todos os santos de Deus das eras passadas, e desde já pertence a família mais exclusiva do mundo, mas uma que abre as portas para qualquer um que quer aderir às regras da mais maravilhosa nação em todo o universo.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "As valiosas presas convertem em ladrões aos homens honrados." - William Shakespeare