>
 

Conselheiro

            "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz..." (Isaias 9:6) [Em algumas versões não há vírgula entre Maravilhoso e Conselheiro, mas na maioria a vírgula existe, por tanto deixei nesta citação da passagem.]

            Em nossa sociedade moderna existem muitos conselheiros que procuram ajudar as pessoas com decisões, desafios e problemas de todo tipo. A maioria deste tem se tornado profissional por tiver feito cursos ao nível de universidade em psicologia ou psiquiatria. São muito procurados, pois muitas pessoas necessitam de conselhos para poder lidar com os desafios do dia a dia da sua vida. Seria muito bom se eu pudesse recomendar inequivocamente os serviços destes, mas infelizmente a grande maioria não tem qualquer conhecimento do mestre dos conselheiros, Jesus Cristo.

            Inequivocamente posso recomendar Jesus Cristo e por uma razão muito forte: "... não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana." (João 2:25) Conselheiros humanos podem saber apenas o que é expresso a eles por seus pacientes, mas Jesus Cristo sabe antemão o que está no homem, o que é a natureza dele. Isto faz com que Ele seja o mais sábio de todos os demais. Ele não depende do homem ou da mulher mentiroso, nem das expressões deles ainda que venham com toda sinceridade, pois frequentemente a pessoa não tem condições de se autodiagnosticar. No entanto, chegando a Jesus é questão de apenas abrir o coração e Ele vai logo ao ponto que mais afeta o equilíbrio mental e emocional. É triste, mas há muita gente que confia mais nos conselheiros humanos do que no Senhor sábio, que não somente conhece nitidamente o problema, mas tem a solução, que não é apenas uma experimentação. É solução mesmo!

            Agora, umas perguntas: Quantos procuram este conselheiro onisciente? Fica sabendo que Jesus não é um intrometido. Ele não vai se forçar sobre você. Ou você O procura ou fica sem os conselhos valiosos Dele. Quantos permitem que Ele seja seu conselheiro? Alguns até procuram por Ele, mas no final não admitam que Ele seja seu conselheiro. Mais uma vez saliento que Jesus não força Sua vontade sobre ninguém. Quantos seguem seus conselhos? Alguns procuram por este conselheiro capaz, e até permitem que Ele fale, concordam no momento, mas saem da Sua presença e jamais põem em pratica os conselhos capazes oferecidos.

            Dificilmente Deus falará pessoalmente com alguém, pois a grande maioria dos seus conselhos é contida na Bíblia. Já a leu? Tem o costume de ler? Seguiu o conselho que leu? Casais frequentemente procuram conselheiros, mas seus conselhos só valem se forem seguidos. É a mesma coisa com os conselhos de Deus, só valem à medida que são colocados em prática. Quantos desastres de toda espécie já vi nas vidas de pessoas que teimosamente insistiram em fazer do jeito deles em vez de seguir os conselhos de Deus. Até homens de negócios muito sucedidos se cercam de conselheiros, pois eles necessitam mais informações para fazer bons negócios.

            Sucesso espiritual só virá a você à medida que dobra sua vontade para os sábios conselhos de Deus. Não ignora nem rejeita os conselhos que vem do Soberano Conselheiro.

Philip D. Walmer