>
 

Conselheiro - 2

Número 2

 

            "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz..." (Isaias 9:6) [Em algumas versões não há vírgula entre Maravilhoso e Conselheiro, mas na maioria a vírgula existe, por tanto deixei nesta citação da passagem.]

            Um casal teve problemas no seu relacionamento conjugal. Após tentar resolver os problemas entre eles sem sucesso, finalmente resolveram procurar a ajuda profissional. Receberam recomendações com respeito um profissional capaz e marcaram uma consulta. Seguindo os procedimentos da sua profissão, o conselheiro ouviu os dois e fez algumas recomendações para melhorar o relacionamento entre os dois. Voltando para casa, nenhum e nem o outro tentou colocar em prática as recomendações. Você pode imaginar o resultado. O tempo e o dinheiro foram gasto em vão, tudo continuou o mesmo e por fim divorciaram com os danos normais de um divórcio.

            Perguntei uma vez para meu médico acerca da porcentagem dos seus pacientes que seguia a risca seus conselhos. Ele respondeu que todos seus colegas se consideram felizes se conseguir 25%. Ele riu quando eu disse que parecia muito como meu trabalho de pastor. O trabalho do pastor de certa forma é fácil, pois é só usar o manual da sua profissão: a Bíblia. O problema é que as pessoas vêm à procura de soluções para seus problemas, mas acham que a Bíblia exige demais, acabam descartando seus sábios conselhos e seguem caminho a fora fazendo exatamente o que eles querem, sempre achando que têm toda a razão.

            A Bíblia cujo autor é Deus (os homens são meros escritores humanos inspirados por Deus) é o que dá os melhores conselhos para o ser humano. Contudo seus conselhos só têm valor se são seguidos na sua integridade.

            Deus é perfeito, incorpora a plenitude de sabedoria, portanto é o único conselheiro perfeito. O conhecimento de Deus é também perfeito. Você pode perguntar como é que isto pode ser. Entenda o que a Bíblia diz com respeito e como Deus adquire seu conhecimento do seu coração: "Cesse a malícia dos ímpios, mas estabelece tu o justo; pois sondas a mente e o coração, ó justo Deus." (Salmos 7:9) Davi sabia que Deus tem a habilidade de sondar tanto a mente como o coração do homem. O homem se vê diferente do que Deus o vê, portanto Salomão ditou estas palavras: "Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda os corações." (Provérbios 21:2)

            Por estas razões os conselhos de Deus superam em tudo os conselhos dos homens. Jovem: ignora os conselhos dos seus amigos e colegas, pois seus conselhos são meramente humanos. Leia a Palavra de Deus e conheça a fundo os mais sábios conselhos de Deus. Os conselhos de Deus são perfeitos. Jamais achará conselhos perfeitos da parte dos homens. Deus sabe dar conselhos perfeitos, pois ele conhece você por ter lhe sondado ao fundo e lhe conhece como nenhum outro pode. Ele conhece suas partes mais íntimas.

            Os conselhos de Deus são sempre sábios e perfeitos, por isso amo a Sua Palavra.

Philip D. Walmer