>
 

O Último Quilômetro

            Ao longo dos anos tem sido meu privilégio ou talvez seja meu dever fazer muitas e muitas viagens. Várias vezes eu atravessei os Estados Unidos de carro e também de avião. Ao longo dos 38 anos de trabalhos missionários no Brasil também viajei muito de carro, provavelmente centenas de milhares de quilômetros, pois um carro eu vendi com bem mais de 300.000 quilômetros rodados. Ao todo provavelmente viajei alguns milhões de quilômetros. Muitas nações e centenas de cidades foram visitadas. Contudo, a melhor parte das viagens sempre foi atravessar 'o último quilômetro' antes de chegar a minha casa. Há um velho ditado que expressa tão bem o afeto que a gente tem com a sua casa: "Ainda que seja bem humilde, não há lugar igual à casa da gente".

            Quando a gente está doente o melhor lugar é a casa e cama da gente. Quando está cansada e só quer descansar, não há lugar mais relaxante do que a casa da gente. Na casa da gente têm familiares, amigos e pessoas bem conhecidas. Na casa da gente não precisa fazer pretensões, pois a casa é da gente e lá pode ficar a vontade.

            Querido irmão, quando entregamos nossas vidas a Jesus, iniciamos uma viagem longa, e não infrequentemente cheia de problemas, tristezas, dores e toda sorte de desafio que a gente não aprecia. Como nas viagens pela terra onde sofri pneus furados, falta de combustível, carro variado, comida insalubre, sede, fome, falta de cobertas em noites de frio, calor em excesso e tantas outras coisas, a viagem espiritual também tem seus contratempos. Mas, atravessamos todos estes desafios e chegamos para rodar 'o último quilômetro' e finalmente abrir a porta de nosso próprio abrigo, tanto terrestre como celestial.

            Nossa jornada espiritual também está e sempre estará cheia de coisas que não são dos mais agradáveis. Andamos cansados da viagem, e às vezes doentes devido a tudo que precisamos tolerar nas distâncias aparentemente intermináveis. Recordo nitidamente as muitas vezes que chegava de volta em casa pela BR 290 vindo do interior do estado. De repente de um lugar elevado era possível ver as luzes de Porto Alegre brilhando no outro lado do Rio Guaíba. Aquela vista era tão bem vinda, pois agora falta pouco para chegar em casa. Agora não precisa mais lutar contra o sono da madrugada, pois o gozo de estar chegando em casa era suficiente para me manter bem alerto.

            Querido irmão, quero lhe encorajar para ficar firme na sua viagem, pois estamos quase no fim dela. Parece que posso ver já as luzes da cidade celestial brilhando na distância. Estou chegando em casa. Jesus estará lá para me saudar com um 'bem vindo'. Meus avôs que me precederam estarão lá, bem como meus pais e uma grande hoste de pessoas que pastoreei ao longo dos anos. Para todos os fieis a promessa de I Pedro 1:9 está prestes a se cumprir: "... obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma."

            Veja mais esta promessa para lhe dar coragem e força para atravessar 'o último quilômetro' desta jornada: "Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam." (Tiago 1:12) Fica firme, irmão, está atravessando 'o último quilômetro', e está quase em casa.

Philip D. Walmer