>
 

Segue-me

 

João 1:43

 

            Quando Jesus iniciou seu ministério, uma das primeiras coisas que Ele fez foi escolher seus discípulos. Ele os chamou por simplesmente dizer: "segue-me". Ele não tentou convencer nenhum deles que haveria grande vantagem em segui-Lo. Ele simplesmente fez um convite e nada mais. Jesus continua agindo da mesma forma. Ele não tenta convencer ninguém. Ele não apresenta todas as vantagens, mas dá um convite simples. "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." (Mateus 11:28) Jesus olhou e viu que você está cansado e sobrecarregado e lhe estendeu um convite para chegar onde seus problemas e desafios poderiam ser resolvidos. Ele não tenta forçar ninguém para aceitar seu convite.

            Muitos que leem este devocional diriam sem hesitação que já tomaram a decisão para seguir Jesus e que de fato estão O seguindo. Mas, vem uma pergunta para minha mente: Será que está realmente seguindo Jesus? É por esta razão que frequentemente questiono a expressão "aceitar Jesus". Para mim há uma grande diferença entre "aceitar Jesus" e realmente andar O "seguindo".

            Quando os homens que Jesus chamou decidiram seguir Jesus, a Bíblia nos esclarece que eles abandonaram algumas coisas: pais, barcos, redes, profissões e etc. Acho totalmente incoerente que hoje pessoas dizem que querem seguir Jesus, mas acham que Jesus deve aceitar toda a bagagem que elas trazem junto. Não quero ser crítico demais, no entanto é aparente pelos ensinamentos da Palavra de Deus que a vida na companhia de Jesus é uma vida separada, totalmente separada do mundo. Veja o que a Bíblia diz e espero que isto seja importante para você, pois sua salvação depende da aceitação deste dever: "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; o e eu vos receberei..." (II Coríntios 6:14-17)

            Permite-me fazer uma pergunta: Quem é que vai liderar e quem vai seguir? Você acha que tem o direito de liderar e Jesus o dever de lhe seguir? Sei que vai dizer que isto não é o que acontece. Mas, tem crente que acha que Jesus tem o dever de acompanhá-lo ao cinema, que Ele ficará quietinho ao seu lado enquanto contamina seu corpo e mente com bebidas alcoólicas, fumo, drogas (lícitas ou ilícitas), literatura de conteúdo questionável, música com letras sugestivas acerca de relacionamentos íntimos e etc.

            Amigo, possa lhe afirmar que Jesus quer ser o líder na sua vida, quer levá-lo aos pastos verdejantes, águas tranquilas, veredas justas e etc. Ele conhece o caminho melhor para você e se você O deixar, caminhará pelos melhores caminhos possíveis. (Leia Salmo 23)

Philip D. Walmer