>
 

Segue-me - 2

Número 2

 

            "Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras. (Mateus 16:24-27)

            De algum lugar, sei lá onde, a ideia de que ser cristão é de viver uma vida sem problemas, sem dificuldades de qualquer espécie, e ter uma vida somente de bonança. As Sagradas Escrituras das quais vem nossa orientação com respeito a vida cristã não apoiam este pensamento. Como nos versículos acima, e outras passagens bíblicas, bem como o exemplo dos profetas e dos apóstolos, é fácil ver que enquanto o homem tenha sua habitação aqui na terra haverá sempre aquelas experiências desagradáveis.

            Quando Jesus expressou a ideia de carregar a cruz, Ele sugeriu a ideia de levar algo pesado, algo vergonhoso, ou em outras palavras, algo com o qual nenhum cidadão de bom caráter quer se associar. Eis o que se requer de quem quer ser seguidor de Cristo. Não é um caminho popular, e nem algo que a maioria procura. Paulo não querendo que seu filho na fé, Timóteo, se assustasse com as perseguições que certamente viriam escreveu o seguinte: "Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos." (II Timóteo 3:12)

            Até os patriarcas do Antigo Testamento sofreram apesar de ter vidas exemplares na presença de Deus. Por exemplo, Jó de quem a Bíblia diz: "era homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal." No entanto perdeu todos os seus bens, todos os seus filhos, inclusive sua saúde. Contudo, a Bíblia diz que ele não levantou a voz para reclamar de Deus. José era um jovem também temente a Deus, mas passou anos na prisão por não violar a sua consciência e cometer pecado contra seu Deus. Daniel foi condenado à cova dos leões e seus três amigos à fornalha de fogo ardente. Profeta após profeta sofreu perseguições e até a morte, mas não desistiram de obedecer a Deus e completar suas missões.

            O assunto de perseguições é comum no Novo Testamento a partir da formação da Igreja no Livro de Atos. Quem sofreu as perseguições não foi apenas Pedro e os demais apóstolos, Paulo, Silas, Barnabé e outros companheiros de trabalhos evangelísticos, mas o povo em geral sofreu, ao ponto de haver um grande êxodo dos cristãos de Jerusalém, Judéia e outras regiões para lugares menos atingidos. Finalmente a perseguição atingiu proporções mundiais, e no decorrer de três ou quatro séculos dezenas de milhares de cristãos morreram nas arenas romanas por causa de sua fé.

            Quem são as pessoas desta geração para pensar que são isentas destas coisas? Jesus declarou estas palavras, talvez desanimadoras, em Mateus 24:9: "Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome..."

            Não olha para as dificuldades para seguir Jesus hoje, mas olha para Ele como o Consumador da sua Fé, vendo pelos olhos de fé o que espera os fiéis.

Philip D. Walmer