>
 

Amigo AbraĆ£o

 

Texto: Gênesis 18:22-33 e 19:29

 

            "Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus." (Tiago 2:23)

            Não é de se espantar que Abraão tivesse uma amizade com Deus, mas o fato de Deus o chamar de amigo é algo totalmente fora do normal e muito além do relacionamento que a maioria tem com Deus. Este nível de amizade fez com que Deus compartilhasse com Abraão um dos seus planos mais terríveis.

            A iniquidade das cidades de Sodoma e Gomorra chegou a um nível que a longanimidade de Deus se esgotou e Ele decidiu destruir estas cidades sem ter qualquer pena dos moradores. (Gênesis 18:17 e 20-21) Deus, no entanto perguntou para Si Mesmo se poderia ocultar do seu amigo Abraão o que Ele decidiu para fazer. Deus mesmo decidiu que não poderia assim ocultar tão grande ato de vingança contra os moradores da terra sem avisar seu amigo, Abraão.

            Abraão imediatamente se colocou diante de Deus em oração e começou pleitear com Deus, ou se quiser dizer, barganhar com Deus. Abraão teve pena do pessoal daquelas cidades e principalmente do seu sobrinho, Ló, sua esposa e suas duas filhas.

            A prática de oração da parte de Abraão fez com que ele tivesse uma intimidade com Deus, que o permitiu pleitear com o Senhor. É notável que Deus de fato cedeu à intercessão de Abraão em prol dos moradores destas cidades. Deus fez um pacto com Abraão que se Ele pudesse achar apenas dez pessoas justas nas cidades não as destruiria. No final da história nem dez pessoas justas podiam ser achadas entre todos os moradores destas cidades.

            É possível pensar que intercessão pela oração de Abraão em prol destas cidades foi em vão. Mas Gênesis 19:29 recorda que Deus, nas horas que antecederam a destruição das cidades, lembrou-Se de Abraão e mandou dois anjos para resgatar Ló e sua família. A intercessão de Abraão não foi em vão. Sim, no caso da esposa de Ló que virou coluna de sal no meio da planície por olhar para traz com tanto desejo por tudo que as cidades ofereceram a ela parece que não valeu. Mas, ao perder a vida, ela só podia culpar a si mesma, pois seu tio por meio das suas orações fez um esforço enorme para salvá-la junto com sua família.

            Muitos dos leitores destes devocionais diários têm inúmeros parentes que não estão a salvos da ira vindoura de Deus contra este mundo que jaz no maligno. O que me preocupa muito é que parece que nem os parentes salvos mais chegados estão se preocupando com o iminente castigo de Deus que este mundo há de sofrer. Não estão orando e pleiteando com Deus a salvação destes entes queridos. Passam dias, semanas, meses e até anos e Deus não ouve sequer uma vez uma oração de desespero em prol destes perdidos. Pergunto, onde estão os intercessores, que se propõe de interceder em prol das almas perdidos. Havia contenda entre Abraão e Ló, mas o tio ainda quis ver a salvação do seu sobrinho. Veja com coração aberto esta palavra de Deus: "Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei." (Ezequiel 22:30)         "Procurei alguém que construísse uma muralha, alguém que ficasse nos lugares onde as muralhas desmoronaram e que defendesse a terra a fim de que a minha ira não a destruísse; porém não encontrei ninguém." (NTLH) Por favor e por amor das almas perdidas, junte-se comigo para orar a Deus para salvar os perdidos.

Philip D. Walmer