>
 

Segue-me - 4

Número 4

 

            "Aí elas começaram a chorar alto outra vez. Então Orfa se despediu da sua sogra com um beijo e voltou para o seu povo. Mas Rute ficou. Veja! disse Noemi. A sua cunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses. Volte você também para casa com ela. Porém Rute respondeu: Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus. Onde a senhora morrer, eu morrerei também e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue se qualquer coisa, a não ser a morte, me separar da senhora! (Rute 1:14-17)

            A história destas três mulheres não terminou em nota negativa. E simplesmente porque há aqueles que se afastam de Deus com tanta facilidade, não quer dizer que todos os relacionamentos com Deus precisam acabar com derrota. Da mesma forma que há casamentos demais que terminam em separação e divórcio isto não deve levar todos a temer o casamento, nem todos pensar que é impossível ter um relacionamento duradouro com Deus na mais perfeita paz e alegria. Por isso, falo também do amor que a Rute demonstrou por se apegar tão firmemente a Noemi e fazer promessas de fidelidade até a morte.

            No texto acima ela conclama das profundezas da sua alma: "Não me proíba de ir com a senhora..." Rute sem dúvida reconheceu suas falhas em relação a sua sogra que provavelmente teve amplas razões de não querer que a Rute o acompanhasse no retorno a sua nação. Havia inúmeras razões para tentar afastá-la do seu desejo, tais como a fé em Deus, a linguagem a cultura diferente e etc., mas apesar de tudo isto Rute pleiteia com forte emoção: "Não me proíba de ir com a senhora...".

            Certamente Davi sentiu um profundo desejo igual a este de Rute, quando no Salmo 51 ele confessou seus pecados a Deus e procurou a reconciliação com Ele. Nos versículos 10-12 pode ler este apelo tão emocionante: "Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme! Não me expulses da tua presença, em tires de mim o teu santo Espírito. Dá-me novamente a alegria da tua salvação e conserva em mim o desejo de ser obediente."

            Em relação a Deus nossa expressão deve ser a mesma de Rute: "Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo..." Em outras palavras não deve importar onde Deus quer lhe levar, você irá, pois sua presença é o que mais importa. Embora ouvir que teria de sofrer pelo nome de Deus, o pouco que Saulo (Paulo) sentiu da parte Dele na estrada para Damasco foi suficiente para convencê-lo que queria ficar com Jesus até o fim. Ficou e ainda quando enfrentava uma morte precoce de punição por servir a Deus ele ainda não O negou, mas alegremente terminou suas cartas aos fieis expressando que para morrer por Cristo era lucro.

            Apegue-se com Deus, pois a glória que há de ser revelada em nós faz esta dedicação valer a pena. Maria, mãe de Jesus veio pela linhagem de Rute, portanto ela teve um papel muito grande até em nossa salvação. Sua firme dedicação a Deus e amor interminável pode resultar na salvação de muita gente. Apegue-se a Deus firmemente!

Philip D. Walmer