>
 

O Fruto do EspĂ­rito - 2

Número 2

 

            "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei." (Gálatas 5:22-23 RA)

            "Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei." (NTLH)

            O desejo de produzir mais e mais fruto do Espírito jamais deve de ser por motivos egoístas, contudo deve sair de um sincero desejo de ser uma bênção para outros. A produção dos produtos que vem das uvas é necessária para o bem da sociedade, pois muitos precisam os derivados que vem delas.

            Podemos e devemos dizer a mesma coisa acerca do fruto que o crente pode produzir somente pelo poder do Espírito Santo na sua vida. As Escrituras são claras em nos ensinar que a carne não tem condições de produzir este fruto maravilhoso. O homem pode tentar por todas as maneiras a sua disposição produzir este fruto, mas tarde ou cedo ele vai descobrir que é impossível. O problema é que o solo falta os nutrientes necessários para produzir. Esta primavera eu plantei uma pequena horta. Plantei rabanete, cenoura, tomate, pepino, abóbora e pimentão verde, amarelo e vermelho. Nada produziu como eu esperava. Não há dúvida que é a falta dos nutrientes na terra. Neste inverno, começarei tratar do solo para que no ano que vem eu tenho uma horta que produza melhor. Terei de colocar adubo orgânico para melhorar a terra e virar tudo para curtir durante o inverno.

             Na vida do cristão acontece a mesma coisa. Não é de um dia para outro que a gente vai produzir. Veja a história deste agricultor em Lucas 13:6-9. O dono da figueira queria a cortar e jogar fora por não ter produzida durante três anos seguidos, mas graças a Deus havia um agricultor que teve visão e paciência para escavar em volta dela e adubá-la mais um ano. Assim, Deus tem paciência conosco, mas Ele quer sua árvore espiritual produza fruto, que Lhe dê lucro. Nota no versículo três que indaga por "que está ela ainda ocupando inutilmente a terra?" Deus tem investido muito em você. Será que você está ocupando a terra de Deus sem nada produzir, sem dar lucro para Ele? Será que Ele está prestes para lhe cortar porque para Ele você é inútil? Em Mateus 25:14-30 encontra-se a parábola dos talentos. No versículo 30 o senhor do servo que não deu lucro com o talento que lhe foi confiado foi chamado de inútil e foi lançado fora. Temo isso! E você?

            Escavar em volta pode ser uma coisa dolorosa, pois vai mexer com as raízes que são a sustentação e alicerce da árvore. Contudo, é assim que Deus tem que fazer com a gente. Ele mexe com suas raízes e elimina aquilo que trouxe via o mundo desde o berço, atitudes, pensamentos e ações que não cabem dentro da vida cristã, que impedem o crescimento e produção do fruto que Deus quer. Você pode estar satisfeito com o fruto que produz, mas em nada agrada a Deus. Em oração sincera Deus lhe mostrará a vontade Dele para sua vida.

Philip D. Walmer