>
 

O Único Deus Sábio

 

           A Bíblia não nega a existência de outros deuses, ainda que estes sejam apenas nas mentes de incrédulos no Deus verdadeiro. Em II Coríntios 4:4 a Bíblia refere-se a satanás como o deus deste século: "os quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus." Há no Antigo Testamento muitas referências aos deuses das nações idolatras, mas sempre se refere a eles com "d" minúsculo, indicando a diferença entre eles e o Deus verdadeiro, criador dos céus e da terra.

            Se há como alguns alegam outros deuses com poder, seria lícito perguntar onde estão os feitos deles. Cadê os mundos criados, o sol que criaram ou as luas e etc.? Simplesmente não há provas de que alguém além do Deus Todo-Poderoso tem feito as maravilhas que apreciamos todos os dias.

             A nação de Israel começou a ser formada quando seu pai, Abraão, foi chamado para sair de Ur dos Caldeus para servir um único Deus e Criador de tudo. No entanto a nação sempre teve uma tendência de crer mais nos deuses das nações em volta por poder os ver em forma de imagens e esculturas do que no Único Deus verdadeiro. Chegou a um ponto onde o profeta Elias acreditou ser o único que ainda cria no Deus verdadeiro. Deus, no entanto, o informou que havia ainda sete mil que não dobrava seus joelhos diante de Baal, deus falso, que as nações em volta adoravam e o qual foi adotado pela maioria de Israel. Contudo, Deus quis fazer prova da sua existência, do seu poder e a total ausência de poder no deus o qual centenas de milhares adoravam como sendo verdadeiro e poderoso. A linda história e resultado surpreendente para a maioria é recordada em I Reis 18. Elias deu quase o dia inteiro para os 850 profetas deste deus falso para preparar e oferecer seu sacrifício, para depois louvar, adorar e pleitear para seu deus respondê-los com fogo sobre seu altar e sacrifício. Não aconteceu absolutamente nada. Elias, então, edificou o altar de Deus, pôs a lenha, amarrou o sacrifício e para provar que não havia artimanha nenhuma pediu para os homens derramar barris de água em cima de tudo, não apenas uma, mas três vezes. Elias fez esta oração: "Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, Senhor, és Deus e que a ti fizeste retroceder o coração deles." (I Reis 18:37) O fogo de Deus caiu, consumindo o sacrifício, a lenha, a água, as pedras e até terra.

            Deus é sábio e tem condições de provar isto. Quatro referências da Bíblia em inglês se referem a Deus como o "Único Deus Sábio". Isto ele é. Vale perguntar para você se crer que Ele é. Se você crer que Ele é o Único Deus Sábio, você segue seus conselhos, obedece A Sua Palavra em tudo e confia piamente e exclusivamente Nele? A verdade é que não há outro que existe e caso não está O seguindo exclusivamente, está perdido, vagando pelo mundo com destino incerto e sem esperança de ganhar a cidade celestial como seu lar eterno.

Philip D. Walmer