>
 

Sabeis O Caminho

            "E vós sabeis o caminho para onde eu vou." (João 14:4)

            Nesta passagem de João capítulo quatorze Jesus está preparando seus discípulos para sua morte, sepultamento, ressurreição e assunção, tudo que aconteceria dentro de sessenta dias.  No meio de tantas notícias tristes, Ele elabora umas promessas maravilhosas. Ele vai, vai preparar um lugar maravilhoso para ser a morada (permanente) deles, e voltará para recebê-los para Si Mesmo neste paraíso. E, vocês conhecem o caminho.

            Nesta altura, Tomé, aquele que sempre duvidava, contesta: "Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? (v. 5) Talvez você sinta como Tomé. Não conhece este caminho. Não sabe andar neste caminho. Não conhece os tropeços neste caminho. E o pior é que nunca foi para este lugar (céu), portanto como é que vai saber o caminho? Seus temores são reais, mas existe solução, uma bela solução, e eu posso lhe indicar a solução simples de seu dilema.

            Qual é a solução dos seus temores? Jesus a deu. "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (v. 6) É tão simples, não é? Jesus é o caminho. Agora, note bem que Jesus disse que é "o" caminho. Ele fez uso do artigo definido, e assim disse tão claramente que não existe outro caminho para salvação ou para a Cidade Celestial a ser não Ele. Qualquer um que se levantou no passado ou que se levanta hoje dizendo que é o caminho, é mentiroso, pois não é. Há um caminho para Deus e este é via Jesus Cristo. Qual é o outro líder religioso que poderia dizer o que Jesus disse? "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28-30)

            Não "se": mas sendo que Jesus Cristo é o caminho; é então, muito aconselhável que aquela pessoa que quer achar o caminho para a vida eterna procure conhecê-Lo. Conhecê-Lo não é apenas conhecer algo acerca Dele, mas que tenha um relacionamento bem íntimo com Ele, O conhecendo em toda a sua personalidade e verdade. O problema maior no mundo religioso hoje é que as pessoas não têm um relacionamento íntimo com o Senhor, mas apenas um conhecimento limitado, sem alicerce e profundidade.

            Experiência tem me mostrado tão claramente que há apenas duas maneiras para conhecer o Senhor. 1. A constante leitura da Palavra de Deus. Jesus disse que as Sagradas Escrituras O revelam. Quem tem verdadeiramente a plenitude do Espírito Santo verá que à medida que lê a Palavra, o Espírito revelará mais e mais acerca de Jesus Cristo. 2. A oração é a conversa que temos com o divino. A conversa via a oração deve de ser de duas vias: o humano falando com o divino e o divino falando com o humano. Da mesma forma que um casal de namorados se conhece por meio da conversa, nós podemos conhecer o Senhor por meio da oração.

            Quer conhecer o caminho certo? Conheça Jesus Cristo intimamente!

Philip D. Walmer