>
 

Então... 5

Número 5

Leitura Bíblica: II Crônicas 7:11-22

 

            No versículo quatorze do texto bíblico acima Deus deu quatro requerimentos para seus súditos poderem recobrar as bênçãos perdidas por causa do pecado. Deus não pode atender às necessidades do seu povo a não ser que ele cumpre em primeiro lugar os seus deveres. Estes deveres são: humilhar-se diante de Deus, orar, buscar a Deus e converter-se dos seus maus caminhos. Após de estes pré-requisitos serem cumpridos, Deus disse... "Então"... Desta palavra vem o título desta série de mensagens. Não pode esperar que Deus aja até que seus súditos têm feito seus deveres. Depois disto eles podem esperar o "então", e o cumprimento da promessa.

            O próximo requerimento com o qual Deus encarregou seu povo era de orar. A Bíblia está repleta com incentivos para orar, bem como amplos exemplos. Infelizmente a maioria dos crentes não entende e, portanto não praticam a oração intensa que Deus requer. Muitos não oram em casa, a não ser pelas refeições e nem todos têm este costume. Na igreja têm o hábito de dobrar os joelhos para passar poucos minutos em oração, pensando que isto é o suficiente para garantir um bom e abençoado culto. Mas, esta prática não é o suficiente para afastar os espíritos malignos que frequentemente chegam para perturbar os cultos.

            Eu me lembro de um culto de domingo a noite na igreja onde tudo estava tão amarrado que os dirigentes não conseguiram levar o povo a um profundo louvor como era de praxe. Eu senti que algo precisava ser feito, por tanto sai do meu lugar na plataforma e subi para meu escritório onde eu tinha o costume de batalhar com o diabo e seus súditos. O pastor me disse depois que ele sabia para onde eu iria, e me cuidou através do vidro do escritório. Ele testemunhou que meus joelhos nem tocavam no piso quando aquele espírito maligno saiu fugido. Por quê? Por que eu era poderoso? Não! Era que o diabo já levou tantas derrotas naquele lugar por via da oração que sabia antemão que não valeria a pena tentar ficar e perturbar mais. Qualquer crente pode ter o mesmo relacionamento com Deus e o mesmo respeito no mundo de espíritos malignos, mas para ganhar isto tem que aprender orar, e orar até tocar em Deus e receber a resposta e o poder que vem do alto.

             O segredo está neste versículo: "Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam." (Isaias 40:28-31)

            Não existe crente forte e inabalável sem que seja pessoa de oração. A oração é o meio de comunicação com Deus. Ela é a via pela qual o crente recebe força e vigor para vencer todas as batalhas. Sem a oração ele é semelhante a qualquer pessoa e jamais poderá batalhar e resistir aos ataques do inimigo da alma.

Philip D. Walmer