>
 

Então... 6

Número 6

Leitura Bíblica: II Crônicas 7:11-22

 

            Após humilhar-se, Deus ordenou que seu povo orasse. Partindo para passagens bíblicas entendemos que Deus sempre quis comunicação com os homens. Esta comunicação mais pessoal que Adão e Eva gozaram, foi mudado para algo igualmente importante, mas com restrições devido ao pecado cometido por nossos pais no Jardim do Éden. No versículo que segue, Paulo transmite a vontade de Deus para cristão e amante Dele. "Orai sem cessar." (I Tessalonicenses 5:17 RA) "Orem sempre." (NTLH)

            É interessante notar que o versículo que precede dezessete ordena para regozijar-se sempre. O regozijar, louvar, adorar, agradecer e de modo geral expressar amor para com Deus deve preceder a oração. Uma leitura atenciosa da oração dominical em Mateus 6:5-15 logo demonstra a ordem da oração. Em primeiro lugar Deus é reconhecido como Pai de todos.  O lugar de sua habitação é reconhecido, e isto é importante, pois ele não é homem confinado à terra, mas habita no espaço gigantesco acima de nós que o homem ainda não conhece na sua integridade. Depois deve expressar honra ao Seu nome (singular por não ser triuno) por ser um nome acima de todos os nomes. Depois, quem ora deve expressar mais interesse no reino de Deus do que nas suas próprias necessidades... "venha o teu reino..." Ainda tem o dever de se submeter a vontade de Deus... "Faça se a tua vontade, assim na terra como no céu..."

            O significado de "Orai sem cessar..." não é que as pessoas devem abandonar seus deveres para somente orar, contudo que a oração seja algo que as pessoas praticam habitualmente. Significado que devem estar prontas em qualquer instante para atender que Deus os convocou para orar. Esta semana foi me contada uma história por um homem cristão fervoroso que por acaso foi pego no meio de um tiroteio. Mais tarde foi confirmado que uma pessoa distante do acontecimento recebeu uma palavra do Senhor... "Ora!" Ela disse; "Vou, quando terminar de regar estes canteiros de flores. Deus voltou a dizer: "Ore, agora!" Ela largou a mangueira e foi orar. Foi no exato momento quando este homem estava no meio do tiroteio. Depois acharam uma bala e outros estilhaços meros centímetros de onde ele se escondeu debaixo de uma camioneta. Sim, deve ter o hábito de orar e andar atento à voz do Espírito Santo para poder ser usado por Deus para  interceder por outros em momentos de grande necessidade. Quem tem o hábito de orar vai sentir o mover do Espírito Santo, pois por via da oração ele se acostumou ouvir e reconhecer a voz de Deus. Lembra-se do pequeno Samuel que não entendeu as primeiras três vezes quando Deus o chamou, mas depois desenvolveu sua habilidade espiritual para reconhecer facilmente a voz de Deus.

            Você já foi despertado por Deus de um sono profundo e sentir o dever de orar naquele instante? Caso não está perdendo o privilégio de ser um servo honrado por Deus, um servo no qual o Senhor confia para fazer a Sua vontade. Quem tem o hábito de "Orai sem cessar" estará sempre em prontidão para cumprir a vontade de Deus. Comece hoje separar tempo para conversar com Deus, não só fazer petições, mas louvar, adorar, agradecer e agradar a Deus por separar um tempo para conversar com Ele.

Philip D. Walmer