>
 

Cuidado

 

            "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." (I Pedro 5:7)

            Não são poucas as vezes que problemas e desafios venham perturbar a paz e tranquilidade do ser humano. De repente aparecem problemas de saúde, um acidente ocorre, o emprego que parecia tão seguro desaparece ou um de outras numerosas aflições tão bem conhecidas às pessoas no seu dia a dia. Pessoas sem um baluarte forte facilmente ficam desequilibradas e há vezes que entram em profunda depressão.

            Quando a vida é boa, quando tudo anda de acordo com os planos estabelecidos, quando a saúde da pessoa, do cônjuge e dos filhos não apresenta problemas a tendência é de esquecer-se de Deus ou ao menos ser infiel para com Ele. Parece que não há necessidade Dele, pois não há situação que não pode resolver sozinho. Mas, tão certo quanto ao levantar do sol, o dia chegará quando os problemas são demais para a pessoa terrestre resolver. É neste momento que há de precisar um poder superior para solucionar seu problema, ou pelo menos ajudar de carregar o fardo pesado.

            O relacionamento com Deus em nada se compara com o Hospital de Pronto Socorro que existe, mas apenas para os momentos inesperados de necessidade de intervenção em crises de saúde ou de questões de vida e morte. O que Deus quer é um relacionamento vitalício, que está estabelecido e mantido com o máximo de cuidado ao longo da vida. Deus quer um relacionamento semelhante ao um caso de homem e sua mulher, que com tempo fundem suas vidas um com o outro ao ponto de não serem mais capazes de viver sem o outro.

            Conforme nosso texto, Deus realmente quer nos ajudar carregar as ansiedades da vida e nisto é possível achar grande consolação. No entanto, quando não há a fidelidade do homem com Deus e a crise aparece, existe um receio da parte dele de chegar, pois há tempo que não há uma conversação entre os dois que cria uma dúvida acerca da recepção. A fidelidade não é vantagem apenas para Deus, mas obviamente para o homem.

            Fico contente, muito contente, que posso contar com Deus em qualquer momento. Mas, digo que é necessário que eu tenho para com Ele o comprometimento também. Em Mateus 28:20 Jesus disse: "E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século." Este é o comprometimento de Deus com seus fieis discípulos. Mas qual é o comprometimento do homem para com este seu fiel Deus? Talvez Jó expressa esta qualidade de forma definitiva em Jó 13:15: "Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo, os meus caminhos defenderei diante dele." Apesar de Deus permitir terríveis provas entrar na vida dele, ele ficou firme no seu propósito de servir a Deus. Ele teve de verdade um relacionamento pessoal com Deus, podia conversar com Deus acerca daquilo que mais o incomodava.

            Quando uma pessoa é fiel a Deus, ela tem a confiança de que Deus será seu aliado, quem o ajudará carregar seus fardos pesados, aliviar suas ansiedades e amenizar suas dores. Nas tempestades de vida, Davi declarou: "... Senhor, rocha minha e libertador meu! (Salmos 19:14) "Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos; e pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor." (40:3)

Philip D. Walmer