>
 

Então... 7

Número 7

Leitura Bíblica: II Crônicas 7:11-22

 

            Continuo contemplando os quatro requisitos de Deus do versículo quatorze do texto acima. O primeiro era o de humilhar-se diante de Deus, e o segundo, a oração, é de igual importância. Contudo, a maneira de praticar a oração é frequentemente mal entendida. De modo geral quando se trata da oração, as pessoas se demonstram de ser preguiçosas, isto é, não querem passar muito tempo nesta comunicação com Deus. Agora, pode me criticar se quiser, mas serei bem objetivo na pergunta que segue. Como é que assistir a um programa de entretenimento televisivo que dura uma hora ou mais é considerado inconsequencial, mas uma hora de oração em prol dos perdidos, do pastor, da igreja, dos obreiros, dos enfermos, dos desempregados, dos depressivos, dos missionários e assim por diante, é demais e ninguém deve ter a petulância pedir que alguém faça tal maratona espiritual?

            Eu sei muito bem o que as Escrituras ensinam, e sei que você gostaria de lembrar-me que Elas dizem: "Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á." (Lucas 11:10) "Pois é pastor, está vendo, eu só precisa pedir e pronto, recebo." Diante disto quero perguntar, quantas vezes precisa pedir? Uma vez, duas, dez, cinquenta, cem...? A Bíblia não diz, contudo nos ensina uma lição valiosa em Lucas 18:1-8. Veja! "Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer: Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário. Ele, por algum tempo, não a quis atender; mas, depois, disse consigo: Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum; todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me. Então, disse o Senhor: Considerai no que diz este juiz iníquo. Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?"

            Nota que Jesus ensinava acerca do "dever" de orar. Em outras palavras, o crente deve considerar a oração como parte integral da sua vida espiritual. Outra razão da parábola era para ensinar que quem ora não deve esmorecer, que quer dizer: tornar sem ânimo, sem forças, enfraquecer e afrouxar. Por contar a história de uma viúva com uma questão de lei e um juiz partidário que finalmente atendeu a pobre mulher, nos ensinou que nosso justo Deus será bem mais atencioso aos pedidos dos seus filhos.

            Contudo isto não elimina a necessidade de ser insistente nas orações. Quanto tempo alguém orou por você antes de você entregar sua vida para Deus? Foi bom que aquela pessoa não cessou de orar por você com apenas uma oração ou poucos minutos e um pedido. Deus vai provar sua fé (v. 8), pois apesar de saber antemão o que você necessita Ele provará a sua fé por lhe incentivar de orar sem cessar... até receber seu pedido dentro da vontade de Deus.

Philip D. Walmer