>
 

Qual É Seu Interesse?

Série - Viva O Livro

 

      "...assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos." (I Coríntios 10:33)

      Pelo que se observa, existe no mundo atual um espírito que motiva pessoas a procurar apenas o que é de interesse de si mesmos. Isto se chama de egoísmo, e é condenado fortemente por palavra e por exemplo na Palavra de Deus.

      Ouvi recentemente acerca de membros de um grupo musical que ameaçaram não tocar mais na igreja se não pudessem tocar o que mais agradasse eles. Digo claramente que o verdadeiro espírito de Cristo não foi exemplificado nesta atitude. A razão basica da falha da maioria dos casamentos que sofrem infidelidade e terminam em separação ou divórcio é o fato que um dos parceiros, ou talvez os dois, só procuram satisfazer seus desejos, não seguindo o ensinamento e orientação da Palavra de Deus que ensina que ambos devem procurar servir ao outro, amando os mutuamente. (Efésios 5:22-33)

      Quando a gente analisa bem os conflitos em qualquer nível da sociedade, se torna óbvio que a razão principal é o egoísmo. A pessoa egoísta não ora para os outros. Quando a pessoa egoísta se preocupa com os perdidos normalmente não vai além da sua própria família. A pessoa egoísta não evangeliza, pois está contente de ser salva e acha que não tem obrigação alcançar mais ninguém. A pessoa egoísta pensa que a igreja existe para a servir e que pode assistir os cultos para ser entretido e servido sem qualquer obrigação de contribuir para o bem da igreja e seu ministério.

      Paulo é muito categórico em dizer que apesar de procurar ser agradável a todos, em nada buscava seus próprios interesses. Deve ser de interesse nosso fazer uma profunda análise de nossos motivos e ações para ver se estamos seguindo o exemplo de Paulo, que afirmava estar seguindo a Cristo. Ele declara com clareza que seu principal alvo era de buscar o interesse de outros, e não por qualquer outra razão a não ser que  pudesse os levar a salvação.

      Devemos questionar nós mesmos se a salvação de almas (as dos outros e não  apenas nossas) é nosso alvo principal. Por que quer cantar, tocar instrumento, pregar, receber oportunidade para falar diante da igreja? É que tem real interesse no bem estar da igreja, seus membros, as almas perdidas, ou apenas um desejo carnal de aparecer, de apresentar, talvez, algo que realmente não é. Deus tem habilidade de julgar seus motivos, e apesar de esconder estes motivos de outras pessoas, não os esconde de Deus. Deus sabe seu real motivo, o intento do seu coração. Lembra-se que Paulo, antes de se entregar totalmente a Deus, foi advertido de quantas coisas ele sofreria pelo nome do Senhor. Apesar disto ele deu tudo de si para servir aos outros. Deixou sua pátria, seus amigos, colegas, profissão e tudo mais, para poder agradar Aquele que o chamou das trevas para andar na Sua luz maravilhosa. Vai viver livro?

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Se você não pode ser uma estrela no céu, seja pelo menos uma vela no seu cantinho."