>
 

Semeadura Desastrosa

 

            "Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,  coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal,  testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos." (Provérbios 6:16:19)

            Numa série de livros em quadrinhos entitulado "As Aventuras de Asterix" há um que leva o nome de "Cizânia" e trata o assunto de discórdia. É de morrer de rir das encrencas criadas por um sujeito que com poucas palavras consegue semear discórdia numa vila inteira, colocando amigos vitalícios um contra o outro até que ninguém confia em mais ninguém. É no meio desta guerra interna que o inimigo externo quase domina este povo tão temido. Mas não é assunto novo para Deus que inspirou o escritor de Provérbios incluir os quatro versículos acima nas Escrituras Sagradas.

            Nota bem que há seis coisas que aborrecem a Deus. Aborrecer é uma palavra com significado forte: Ter horror ou aversão de algo; causar desagrado, desgosto ou mal estar. Provocar contrariedade e até enfurecer. Do outro lado, a palavra abominar carrega um significado ainda mais forte: Repelir com horror e odiar.

            Por intermédio desta passagem entendemos a atitude de Deus em relação às coisas que são corriqueiras na sociedade, e infeliz e frequentemente na igreja. Mas a sétima coisa é algo ainda mais detestável para Deus. Isto é a semeadura de palavras, comentários e fofocas que criam contendas entre irmãos, isto é entre os membros da Igreja, o corpo de Cristo.

            Tiago entendeu bem o poder da língua quando escreveu: "Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva! Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno. Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano; a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero. Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim." (Tiago 3:5-10)

            Muitos trabalhos da igreja são destruídos ou não realizados por causa de uma língua desordenada e não domada pelo poder do Espírito Santo. Não creio que Deus julgará inocente a pessoa culpada de tais obras. Não é infrequente que almas são perdidas por causa destas palavras mal faladas. Ministros foram destruidos pelas línguas fofoqueiras de pessoas usadas pelo Diabo, inimigo de Deus e a igreja.

            Amado leitor, se é que quer a aprovação de Deus, procura domar sua língua pelo poder do Espírito Santo, e falar somente o que edifica e não o que destrói.

            "Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la." (I Pedro 3:10-11)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Nunca dá ao diabo uma carona, pois ele sempre quer dirigir.