>
 

Crises

 

            É assustador como crises podem entrar tão de repente em nossas vidas. Para nossa família a entrada de crises de cada membro da mesma começou quando eu, como esposo e pai, aceitei a chamada de Deus para servir como missionário em uma nação até então desconhecida. A partir daquele momento, a vida familiar tinha sido relativamente tranquila e sem crises, aliás, crises de maior porte. No decorrer dos próximos anos cada um de nossos filhos sofreria uma ou mais experiências em que poderiam ter morrido. Nós, como pais cristãos, sempre tivemos o cuidado de agradecer a Deus por sua intervenção maravilhosa. Jamais nos consideramos mais merecidos destas graças do que qualquer outro, no entanto sentimos o dever de agradecer a quem nos considerou e nos abençoou.

            Uma das coisas muito importantes na vida do cristão que se torna primordial por uma vida tranquila apesar das crises, é aprender confiar em Deus. Sim, aprender. Esta habilidade não vem a fazer parte naturalmente da vida cristã a não ser que aparecem situações nas quais é necessário ver que não há outra solução, a não ser confiar no Senhor por falta de outro meio de solução do problema. Lendo a Palavra de Deus e as histórias dos heróis de fé, é fácil ver que estas pessoas, tanto homens quanto mulheres, ficaram cara a cara com desafios demais para eles sem um auxílio divino. (Hebreus 11)

            Pessoas estão sempre à procura da felicidade. Para não entrar nesta corrida carnal infrutífera, adere-se ao conselho de Salomão em Provérbios 16:20: "O que atenta para o ensino acha o bem, e o que confia no Senhor, esse é feliz."

            "O Senhor é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de tribulação. Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, Senhor, não desamparas os que te buscam." (Salmos 9:9-10) " Torre forte é o nome do Senhor, à qual o justo se acolhe e está seguro. (Provérbios 18:10)

            Não há espaço neste devocional escrever acerca das muitas crises pelos quais fomos obrigados a passar no decorrer de nossa vida e ministério. No início as crises foram pequenas, e nestas aprendemos confiar no Senhor. Os desafios e crises do passado parecem ser coisas irrisórias hoje, mas no momento eram casos sérios. No entanto aprendemos confiar no Senhor e no decorrer do tempo as crises foram de maior porte; mas tendo aprendido confiar no Senhor nas coisas menores, era possível confiar em Deus para suprir necessidades maiores. Recentemente a minha esposa foi diagnosticada com câncer de mama. Esta notícia normalmente abala qualquer mulher, pois as estatísticas são assustadoras com respeito à recuperação deste mal. Estamos procurando os recursos médicos disponíveis, mas ao mesmo tempo, nossa confiança não está nos recursos da ciência da medicina quanto é no Senhor Deus que temos servido ao longo de muitas décadas. "Não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação." (Salmos 146:3)

            "Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre. Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo,    desde agora e para sempre." (Salmos125:1)

Philip D. Walmer