>
 

Então... 9

Número 9

Leitura Bíblica: II Crônicas 7:11-22

 

            Deve bater no coração de cada cristão um forte desejo de ver os dias do Livro de Atos repetidos em nossos dias. Sei que alguns poderiam dizer que estão se repetindo, mais uma análise honesta mostrará que a igreja de hoje está na realidade muito aquém da igreja do primeiro século.

            Quer um exemplo? Tem medo da verdade? Bem, aqui vai a verdade! Hoje, dia 13 de julho de 2014 muitos ditos crentes, muitos que alegam amar a Deus mais que qualquer outra coisa faltaram cultos para assistir o último jogo da Copa do Mundo de futebol. Ah! Agora você está ofendido comigo e eu esperava por isso. Mas permite que eu lhe faça umas perguntas. Você realmente crê que o apóstolo Pedro teria se ligado com tal coisa? Você acredita que o amado discípulo João que escreveu estas palavras teria abandonado a Casa de Oração, Louvor e Adoração a Deus? "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente." (I João 2:15-17) Você pode imaginar Jesus Cristo junto com seus discípulos em volta de uma televisão assistindo o jogo enquanto pessoas estava no mundo sofrendo as consequências do pecado?

            Na vida de alguns crentes hoje as orações foram abandonadas. O louvor não foi oferecido. A aproximação a Deus por meio da adoração não aconteceu. Se isto não fez falta para você, seu estado de espiritualidade está em péssimas condições. Quem sabe que um profundo arrependimento seja necessário para restaurar o relacionamento com Deus.

            Alguns dizem: "Mas pastor, não é questão de amar estas coisas." Ah! É? Como você explicaria para Jesus que faltou o culto, e quem sabe suas responsabilidades de atuar nele, para assistir este jogo que não acrescenta nada a sua vida espiritual? Você recebeu durante as horas de assistir o jogo a força espiritual que necessitará para resistir às tentações que lhe aparecerão esta semana? E aquela pessoa sem Deus que foi hoje no culto desesperada atrás de respostas para a vida e sentiu falta de você e um bom número dos "irmãos"? Como vai explicar isso? Garanto que alguns fizeram bem mais alarido para seu time predileto do que para Deus nos cultos. E ainda acho que vai convencer Deus que realmente O ama mais que as coisas do mundo?

            No livro de Apocalipse, capítulos dois e três, Deus enviou mensagens específicas para as sete igrejas principais da Ásia. A primeira mensagem foi direcionada para a igreja de Éfeso. Nos versículos dois e três do capítulo dois, Deus só tem elogios para a igreja, suas lideranças e membros. No entanto, no versículo quatro há uma forte condenação, pois ali se encontra a alma de um bom, correto e sucedido relacionamento com Deus. "Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor."

             Palavras que expressam amor para com Deus são importantes, porém são as ações que falam mais alto. Há um velho ditado que diz: "O que você é fala tão alto que não posso ouvir o que está dizendo." Você acha que Deus será convencido do seu amor para com Ele quando demonstrou mais amor para com o divertimento do que para com Ele? Esta paquera com o mundo aborrece a Deus que almeja sua fidelidade a Ele que quer ser seu único amante. Vamos examinar nossas vidas à luz do Espírito Santo para poder nos ver como Deus nos vê. E você, pastor Philip? Não assisti nenhum jogo, nem do Brasil, nem dos Estados Unidos. Por quê? Porque não tem nenhum valor eterno e eu vejo que estamos perto do fim e é necessário gastar todas as nossas energias naquilo que tem valor eterno.

Philip D. Walmer