>
 

Então... 10

Número 10

Leitura Bíblica: II Crônicas 7:11-22

 

            "E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações... Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos." (Atos 2:42 e 46-47) "Pedro e João a subiam ao templo para a oração da hora nona." (Atos 3:1)

            As referências acima provavelmente explicam mais acerca do sucesso da igreja do primeiro século do que qualquer outra passagem, pois estas revelam o segredo do seu sucesso.

            Em primeiro lugar eles não fugiram da pura doutrina que receberam diretamente de Jesus Cristo. Eles preservaram esta doutrina como algo precioso, como algo de valor inestimável. Os apóstolos ensinaram esta doutrina que foi adotada com muito amor e ternura ao ponto de ser chamada a "doutrina dos apóstolos".

            Em segundo lugar todos preservaram a comunhão entre eles. Não havia as facções e desentendimentos que frequentemente observamos no seio da igreja de hoje. Aonde existe o partidarismo jamais haverá conversão de pessoas e um verdadeiro avivamento.

            Em terceiro lugar a Bíblia relata que eles estavam juntos no partir do pão, isto é nas suas refeições. Atos 2:44 explica mais e nos mostra que não havia egoísmo entre estes primeiros crentes. "Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum." Havia harmonia entre estes crentes que criava um ambiente para Deus poder operar na salvação de almas com o derramamento do Espírito Santo.

            Próximo, a Bíblia conta que eles continuavam unanimes nas orações. O fato que estamos hoje quase 2000 anos além da Igreja Primitiva não nos isenta de fazer tudo de acordo com o plano de Deus. Ele não estabeleceu atalhos para o avivamento ou sucesso na obra Dele. Jamais seja aceitável a Deus que usamos métodos humanos para alcançar vitórias espirituais. Os apóstolos e demais seguidores de Jesus foram bem instruídos de como a Igreja poderia ser formada e alcançar seus objetivos.

            No entanto, para muitos parece que o seguir dos preceitos de Deus é oneroso demais e eles estão tentando, sem sucesso real, substituir programas humanos tais como coreografias, danças, festivais de música, política, entre outras coisas do gênero no lugar daquilo que Deus demanda dos Seus seguidores.

            Um pregador/autor muito conservador de uns anos atrás, antes da decadência mais notável de hoje, escreveu: "Se quisermos resultados apostólicos, é necessário praticar orações apostólicas". Não há nada mais perto da verdade do que isto. Não podemos fugir daquilo que agrada a Deus e ainda esperar receber Suas benções.

            Em tempos recentes já vi supostos ministros de Deus sempre em volta dos políticos e figuras importantes na sociedade, a procura de favores de qualquer tipo. Não se ofende comigo, mas este tempo seria gasto de forma mais produtiva se eles se fechassem nos seus quartos para orar e buscar a quem pode realmente abençoa com riquezas reais. Precisamos nos lembrar das palavras de Mateus 6:4: "... teu Pai, que vê em segredo, te recompensará publicamente." Quem quiser poder e honra entre os homens, precisa primeiramente buscar poder e honra junto com Deus.

Philip D. Walmer