>
 

Então... 11

Número 11

Leitura Bíblica: II Crônicas 7:11-22

 

            Voltamos ao "Então" do versículo do texto acima. A grande maioria dos verdadeiros cristãos do mundo provavelmente concordaria comigo quando digo que o mundo geral, nossas nações, e nossas igrejas necessitam da cura que pode vir somente da parte de Deus. No entanto, apenas uma pequeníssima parte está disposta praticar o que este versículo quatorze admoesta... se humilhar, orar, buscar a face do Senhor e se converter dos seus maus caminhos.

            Os pecados desta geração estão proliferando de forma assustadora, fazendo com que os servos fiéis do Senhor espantam-se que a prometida volta do Senhor para arrebatar Sua Igreja ainda não ocorreu e que Ele ainda não derramou a prometida vingança divina sobre um mundo que tem ignorado totalmente os mandamentos Dele. Seria espantoso demais de ver o mundo do jeito que está, onde a imoralidade sexual é praticada impunemente, onde a promiscuidade sexual, fornicação, adultério, homossexualidade, entre outros desvios do gênero, no entanto, ver o mesmo comportamento fazer parte de igrejas evangélicas, ser aceito e até promovido é o que mais dói na alma dos que realmente amam ao Senhor e procuram obedecer a Seus preceitos.

            Este triste cenário não estaria presente na Igreja se Ela como um todo orasse de acordo com os exemplos de Jesus e Seus discípulos do primeiro século. Jesus com certa frequência passava a noite orando. Sei que Ele era Deus manifesto na carne, mas a carne Dele era sujeito as mesmas paixões da carne de qualquer um. Para dominar a carne e fazer a vontade de Deus Ele necessitava da oração, do contato com O Pai, de ficar envolta com a presença divina. Havia a possibilidade que Ele ficasse soberbo diante dos muitos milagres que operava e a subsequente conclamação do povo para coroá-Lo como Rei.

            Lembro-me de certo jovem que Deus obviamente chamou para o ministério. Ele pregava bem, a igreja que pastoreava crescia bem e estava cheia de jovens fervorosos na fé. Eu cheguei a comentar que ele teria sucesso no ministério da Palavra, caso não ficasse soberbo. Mas ele ignorava a importância da oração na sua vida, confiava no seu próprio talento, e neste estado de fraqueza espiritual, falhou moralmente, seguindo as normas do mundo e as paixões da sua carne. Perdeu tudo neste naufrágio. Posso somente dizer que era uma tragédia como todos os demais que embarcaram no mesmo caminho. Minha alma se entristece nesta madrugada ao lembrar-me de muitos casos semelhantes, talentos perdidos, igrejas destruídas, famílias destroçadas por que o servo chamado achou que seu talento bastava, que estava além dos demais no ministério e não necessitava orar como ordenado por Deus.

            A triste verdade é que aquilo que foi perdido e irrevogavelmente perdido, isto é, que jamais pode voltar a recuperar o que foi desperdiçado. Neste sentido eu poderia falar dos danos à Igreja, á família e aos perdidos que podiam ser ganhos. Agora, antes que mais seja perdido, a Igreja do Senhor precisa voltar para praticar as orações de Jesus, onde Ele muitas vezes passava a noite orando, se separava para lugares ermos para buscar a Deus. No Livro de Atos encontramos com os discípulos indo diariamente e três vezes ao dia para o templo para orar e buscar o poder que vem do alto.

            O próprio Jesus, bem como Seus discípulos, demonstra que apenas uma grande experiência espiritual não basta para manter o homem (mulher) de Deus para sempre no caminho certo, tendo poder para vencer todas as tentações que aparecem pelo caminho. A pessoa que pratica as orações apostólicas jamais cairá no laço do diabo. Eu tenho estado junto com minha esposa em lares e outros recintos onde um espírito maligno de adultério era algo tangível. Não, não que eu não estava tentado fugir da minha consagração, contudo redobrava meus esforços na oração para garantir a vitória sobre os espíritos malignos. Eis, o caminho da vitoria.

Philip D. Walmer