>
 

Pacificadores

 

(Série - Viva o Livro)

 

            "Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus." (Mateus 5:9)

            Quando alguém me diz que vai colocar tal e tal coisa em pratos limpos, já estou passando a mão no detergente, pois sei que terei muita louça suja para limpar. É impressionante como as pessoas pensam que falar qualquer coisa que passa pela cabeça poderá melhorar uma má situaçao ou cooperar para sanar um problema delicado.           

            Em Provérbios 6:16-19, entre outras coisas, a Bíblia diz que a alma de Deus aborrece "o que semeia contendas entre irmãos." O problema é frequentemente o fato que pessoas não pensam, nem analizam o que estão prestes a falar. A emoção do momento supera o bom senso e faz com que coisas impensadas saem pela boca. Em nosso texto a Bíblia diz que os pacificadores "serão chamados filhos de Deus." Em Romanos 8:14 a Bíblia deixa claro que "... todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." No entanto, pessoas supostamente membros fiéis, santos de Deus, e que deveriam estar cheios do Espírito Santo, se deixam ser conduzidos pelas emoções em vez de serem guiados pelo Espírito Santo. Se torna óbvia que são guiados meramente pela vontade da carne em vez do Espírito Santo do qual eles se dizem plenos. Para o observador ou vítima destas palavras inflamadas grande dúvida é lançado sobre a realidade de sua vital experiência com Deus.

            Devemos notar nas Sagradas Escrituras o uso da palavra edificar e seus derivados. Em I Coríntios 3:9 e II Coríntios 5:1 a Igreja de Deus é chamada de edificio. Edifícios são edificados por edificadores. Em relação à igreja alguns pensam que somente para o pastor, ou ele com sua equipe são entregues as responsabilidades da edificação da Igreja. Frequentemente o que acontece é que enquanto estes edificam outros estão os derrubando com palavras de crítica e  dissabores variados que outros membros da congregação. Desta forma a Igreja não crescerá, e não poucas vezes membros criticam os administradores da igreja pela falta de crescimento, quando não realidade estes membros por não serem guiados pelo Espírito Santo no falar e agir estão derrubando o trabalho dos edificadores.

            Importantíssimo é que todos entendem que têm a obrigação cooperar com o trabalho de edificação. Veja só em I Coríntios 14:12 onde diz que devemos procurar: "progredir, para a edificação da igreja." Efésios 4:12 refere-se aos membros como edifício e Corpo de Cristo.

            Cada membro em particular deve perguntar para si mesmo se por suas palavras, ações, ensinamentos, pregações e etc., está sendo um edificador ou um desedificador (que escandaliza, desmoraliza ou derruba) da Igreja do Senhor. I Tessalonicenses 5:11 nos encarrega com uma responsabilidade tremenda: "Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente..." Para efetuar tão grande obra, cada um tem o dever de analizar toda a sua obra, suas palavras, ações, reações e etc., para ter certeza que em tudo edifica e não desedifica. Ao reconheceer seu dever diante de Deus, Davi brada as seguintes palavras: "Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti." (Salmos 19:14 NVI)

Philip D. Walmer

Pensamento Do Dia: Eu nunca vi alguém alegre que faz alguém miserável.