>
 

Meu Amigo Inalterável

 

            Amizades são maravilhosas. É interessante observar meninas adolescentes e suas amizades. Elas podem conversar por horas a fio no telefone, e de tal maneira se envolver em conversas pessoais que o mundo em volta desaparece para elas. Os anos passam e a amizade fica cada vez mais forte, e os laços se atam com mais e mais firmeza. Parece que não há nada que poderia as separar. Contudo há uma coisa que a gente aprende ao longo da vida, e isto é que não tem absolutamente nada estável durante o curso da vida. Pessoas entram na sua vida e também saem quase como nunca existiam. Poucas são a amizades criadas durante os anos de adolescência no colégio que duram. Após a formatura, uns vão para um lado, enquanto outros procuram rumos diferentes. Alguns casam logo e se dedicam ao cônjuge e subsequente à família enquanto outros entram na universidade para se prepararem profissionalmente. Com estes e outros acontecimentos as amizades que foram tidas por vitalícias findam sem mais nem menos. Ah! Há despedidas com promessas de cartas, telefonemas e visitas, mas raramente acontecem, até que o amigo de peito é esquecido. É pena, e não infrequentemente doloroso, mas acontece.

            Ouvi uma canção cristã antiga há poucos dias, e andei meditando acerca das frases que descrevem o melhor amigo do ser humano, Jesus Cristo. Ele é sem dúvida alguma o melhor amigo que uma pessoa possa ter. Veja só o que Ele disse: "E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." (Mateus 28:20) Jesus Cristo é o cumprimento das palavras de Salomão em Provérbios 18:24 (RA): "O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão." "Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão." (NTLH) As Sagradas Escrituras ainda nos ensinam: "Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos." (Malaquias 3:6) Que coisa maravilhosa! Deus, quem prometeu ser nosso amigo perpétuo não muda, contudo é sempre o mesmo. Hebreus 13:8 declara: "Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre." Tiago 1:17 declara algo ainda mais maravilhoso: "Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança." Sendo que em Deus não "pode existir variação ou sombra de mudança", se torna acreditável que sua amizade para conosco jamais mudará.

            Podemos nos regozijar muito nestas promessas. Podemos confiar sem dúvida que nossa fé não é mal posta. Deus é eterno em todos os Seus atributos e a fidelidade a nós, Seus filhos, é um deles. Mas isto nos leva a outra questão. De Deus para nós há uma eterna promessa de amizade fiel e duradoura. No entanto precisamos analisar a amizade de nós para Deus. É provavelmente necessário confessar que se passam dias que não conversamos com Ele via a oração. Mais dias ainda passam que não lemos Sua carta para nós (a Bíblia). Deus tem alguma certeza que nós somos os amigos Dele? Os amigos de Deus conversam com Ele via a oração. Os amigos Dele não descartam o que Ele lhes escreveu. Quem sabe que chegou a hora para nós confirmar e firmar nossa amizade com o nosso amigo, Deus, que tem nosso destino eterno em suas mãos. Ele é seu amigo inalterável. Ele não mudou. Você mudou?

Philip D. Walmer