>
 

Prioridades -1

Número 1

 

            Se eu fosse lhe perguntar repentinamente quais são suas prioridades, como seria feita sua lista? Talvez fosse assim: 1) Família, 2) Trabalho, 3) Parentes, 4) Amigos, 5) Divertimento. E, se fosse assim, não está totalmente errado, e diria que você está pelo menos em parte no caminho certo para felicidade, contentamento, harmonia e realização em muitas áreas da sua vida.

            No entanto, nem todos conseguem priorizar as coisas certas ou as manter na ordem que proporciona uma vida completa com os sentimentos almejados. Por exemplo, há pessoas que priorizam o divertimento, e assim sendo, as demais coisas mudam de ordem. Até o emprego é algo que apenas proporciona dinheiro para os prazeres. A família perde sua importância e até amigos são apenas aqueles que participam dos prazeres, contudo não são aqueles quando as coisas não estão mais de vacas gordas. O filho pródigo de Lucas 15:11-32 é exemplo clássico do que acontece quando alguém não sabe priorizar as coisas de mais valor.

            Existem pessoas que colocam a vida profissional (emprego) em primeiro lugar. Elas dão a vida, a saúde e todas as horas disponíveis para progredir na vida profissional. No entanto, reversos frequentemente ocorrem, e o que parecia de ser uma vida de bonança financeira, posição social admirável e poder aquisitivo para poder comprar o bem e o melhor, bem como poder andar em companhia de pessoas de alta classe social; repentinamente finda em desastre. Um filme recém-feito mostra pessoas que tinham dinheiro para esbanjar em tudo que a vida poderia oferecer, mas de um dia para outro tudo acabou.

            Seria possível criar uma série de cenários diferentes, todos terminando em grande desapontamento, pois dificilmente esta lista de prioridades incompleta, sim, incompleta, daria certo, pois não foi incluído o que deve de ser a maior prioridade do todo ser humano. Aí pergunto onde é que Deus deve ser colocado nesta lista? Com certeza você diria que Ele deve ser a prioridade número um, e por dizer assim está absolutamente correto. Você provavelmente sabe o que a Bíblia diz em Mateus 6:33: "... buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." É fácil dizer o que deve fazer, mas um tanto difícil por em prática. Paulo descreve nitidamente a luta entre o dever e o querer, entre o homem carnal e o homem espiritual em Romanos 7:14-25. Paulo confessa que nem sempre fazia o certo, pois a carne é forte.

            Por isso é mais fácil passar um hora assistindo uma novela na televisão do que ficar conversando apenas quinze minutos com Deus, seu Salvador, ou cinco minutos lendo uma pequena porção edificante da Palavra de Deus. É fácil passar uma hora em uma prosa com um amigo, namorado (a) ou qualquer outro, enquanto a valiosa conversa com Deus passar por esquecida. Tudo é uma questão de priorizar o que deve de ser prioridade. Infelizmente as coisas e relacionamentos terrenos tendem pular para as primeiras posições na lista de prioridades. As coisas que merecem a prioridade jamais irão encabeçar automaticamente a lista. Cada cristão tem que se esforçar para colocar as coisas espirituais em primeiro lugar, e ainda mais, lutar para mantê-las no devido lugar. Não esquece que aquilo que você priorizar há de determinar seu destino eterno.

            Philip D. Walmer