>
 

Prioridades - 3

Número 3

 

            A prioridade de cada cristão deve ser de conhecer a Deus. Eu sei que você diria que conhece a Deus. Mas eu perguntaria se você realmente O conhece. Muitos conhecem algo acerca de Dele. Eles ouviram acerca do Seu poder, dos milagres que operou; da criação de todas as coisas (sol, lua, outros corpos celestiais, a vegetação, os animais e etc.) que Ele fez simplesmente por Sua Palavra falada.

            Conhecer algo acerca Dele não é O conhecer. Por exemplo, você poderia dizer que conhece o (a) presidente da república. Você conhece seu nome, algo acerca do seu passado, algo acerca da sua política, e algumas das coisas que conseguiu fazer durante seu mandato. No entanto, isto não quer dizer você o conhece ou que tem intimidade com ele (ela).

            Eu ilustrei isto algumas vezes quando estava pregando por perguntar à congregação se eles me conheciam. Normalmente a maioria levantava a mão para confirmar que sim. Aí eu perguntava que tamanho de sapatos calçava, que tamanho de camisa usava, qual era o manequim dos meus ternos. Claro que ninguém podia responder estas perguntas. Assim expliquei que minha esposa me conhecia e sabia destes detalhes da minha pessoa. Uma vez ela voltou sozinha para os EUA, e enquanto fazia compras notou que a loja estava com ternos por promoção. Ela selecionou um que gostou e do meu manequim. Um ano depois nós dois voltamos para os EUA para participar do casamento de nosso filho casulo. Eu experimentei o terno que era perfeito, mandei apenas fazer a bainha da calça e pronto.

            Este relacionamento entre minha esposa e eu é um que já edificamos ao longo de décadas de convivência (hoje 53 anos). Da mesma forma andamos edificando nosso relacionamento com Deus que já faz mais de seis décadas. Sim, seis décadas de leitura bíblica, estudos profundos, leitura de muitos livros religiosos, e muitas orações, tudo com o intuito de conhecer cada vez melhor a Deus.

            Hoje minha esposa pode comprar calças, camisas, sapatos e outros itens de roupa sem me perguntar nada acerca do meu gosto, pois ela já sabe. Da mesma forma eu posso escolher coisas para ela. Não era assim no início de nosso casamento, mas os anos de convivência fundiram nossas vidas de tal forma que podemos dizer com certeza que conhecemos um ao outro.

            Isto deve acontecer da mesma forma na vida de cada cristão com Seu Deus e Salvador. Infelizmente nem sempre acontece, pois apesar de Deus quer tal relacionamento, as pessoas querem ser livres, sem compromisso com Deus, com Sua Palavra, com a oração e com a Igreja Dele.

            No livro de Lucas 10:38-42 há uma linda história acerca de duas irmãs. As duas amavam muito Jesus, e sempre foi o prazer delas receber Jesus e seus discípulos na casa delas. Mas, neste dia, Marta andava de um lado para o outro e se preocupava com os serviços da casa. Enquanto ela se esforçava para agradar seus hóspedes, Maria ficava sentada aos pés de Jesus para aprender Dele e conversar com Ele. Marta reclamava disto, mas Jesus disse: "Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada." (vv. 41-42) Qual é a parte que você escolheu? Qual é sua prioridade? Conhecer Jesus, ou preocupar-se que os deveres terrestres?

Philip D. Walmer