>
 

COMO DESCOBRIR O PODER DE SUAS PALAVRAS

            Terás o que diz! Esta é uma promessa bíblica impressionante. Tão impressionante que levou algum tempo até que eu soubesse. Salomão disse: "O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda a sua alma das angústias" (Provérbios 21:23). E Jesus disse: "Toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo; porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado" (Mateus 12:36, 37).

            Contudo, apesar de estar familiarizado com estas muito conhecidas citações bíblicas, de um certo modo jamais me ocorrera antes que a promessa "assim será com ele", era uma espada de dois gumes: podia trabalhar em meu favor, ou contra mim, dependendo do que eu dissesse.

            Um dia, em 1961, o Senhor me falou, exatamente como falou ao seu povo há muito tempo atrás. Ele citou as Escrituras para mim. Primeiro ele disse: "Enfadais o Senhor com vossas palavras" (Malaquias 2:17). Depois me falou novamente, dizendo: "As vossas palavras foram duras para mim, diz o Senhor" (Malaquias 3:13). Eu não podia imaginar como minhas palavras poderiam ter sido duras contra ele - é claro que eu nunca dissera nada contra o meu Senhor.

            Enquanto meditava sobre o que o Senhor poderia estar falando, o Espírito Santo, nosso Grande Mestre, chamou minha atenção para o fato de eu ter desenvolvido um padrão negativo de conversa. Constantemente usava as frases "eu não posso" e "tenho medo", quando a Palavra de Deus me dizia "eu posso" e "não temas". Minhas palavras estavam em desarmonia com a Palavra de Deus; eu estava discordando do Senhor!

            "Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?" pergunta Amós 3:3. Descobri que não poderia nunca andar com Deus em bênçãos, vitória e abundante suprimento, enquanto descordasse da Palavra de Deus. Portanto, ali estava o segredo: eu tinha de concordar com o Senhor. Eu tinha de dizer o que Deus diz sobre a minha vida. Eu devia falar o que ele fala sobre a minha saúde, finanças, forças, unção, poder, todas as bênçãos que me tem prometido em sua Palavra.

            Conheci uma senhora que vivia dizendo para a mãe: - Mãe, eu vou me casar nem que seja com um homem que seja o próprio capeta, só para sair desta casa.

            Passado não muito tempo ela se casou com um homem aparentemente muito bom, a melhor pessoa possível. Mas no primeiro ano ela descobriu que o marido era o demônio em figura de gente; tinha pacto com o diabo e durante as madrugadas ia para o quintal fazer despachos e coisas terríveis.

            Depois que conversamos, percebeu que ela própria chamou a maldição para si.

            "Amou a maldição; ela o apanhe; não quis a bênção, aparte-se dele" (Salmos 109:7).

            Na frente de minha casa havia nascido um pé de abóbora entre pedras de construção. Então declarei com certo desdém: "Eu te abençôo, ó pé de abóbora, e vamos ver o que acontece!" Passaram-se os meses e ela esqueceu aquilo. Chegou o tempo de seca e resolveram retomar a construção. Ordenou então ao pedreiro que carregasse aquelas pedras para fazer o alicerce. O que viu deixou-a boquiaberta, surpresa demais. Pensou que alguém havia colocado as abóboras ali entre as pedras. Foi aí que o Espírito a fez lembrar do que dissera. Correu para dentro, e, chorando, arrependida pediu perdão a Deus. Colheu as abóboras e as pessoas ficavam impressionadas com o tamanho delas.

            Estes exemplos são alguns entre milhares que aconteceram e ainda continuam acontecendo. Pais colocam o nome em seus filhos não sabem o que estão dando aos filhos "Maria das Dores", e outros nomes como estes estão amaldiçoando seus filhos. Alguns procuram nome de homens famosos, cantores, e artistas pois seu nome é bonito, mas já pensou o que tens dado a teus filhos? "Daniel" Deus é meu juízo. Os pais amaldiçoam seus filhos, sua casa e trabalho, seu salário e assim por diante. Cuidado, tuas palavras tem poder para abençoar quanto a amaldiçoar.

            Abençoamos nossos pais - são eles os encarregados da formação do caráter dos filhos.

            Abençoamos nossos filhos - são dádivas do Senhor e devem ser recebidos com amor.

            Abençoemos nossa família - é o esteio, a base da sociedade. Quando a família se dissolve, a sociedade desintegra-se e corrompe-se.

            Abençoemos a Igreja - é o corpo de Cristo. Abençoemos também nossa igreja, na qualidade de expressão visível desse corpo.

            Abençoemos todas as autoridades, seculares ou espirituais - foi Deus quem instituiu a todas elas: locais, estaduais, federais.

            Abençoemos nossa cidade.

            Abençoemos o governo, o Brasil

            Abençoemos. Não amaldiçoemos.