>
 

Imperfeitos 1

Número 1

 

            Uma irmã da igreja onde frequentamos recentemente testemunhou acerca de um homem o qual ela convidou para assistir os cultos da igreja. Ele logo se desculpou dizendo que já desistiu de todas as igrejas e todas as religiões, pois em todas só encontrava pessoas imperfeitas. Exatamente, pois em relação à igreja entendemos que ela é um lugar onde pessoas imperfeitas podem ser transformadas pelo poder de Deus. Quem vai à igreja pensando achar pessoas perfeitas logo se desencantará, pois a igreja não é um lugar de pessoas sem falhas, pessoas que fazem tudo certinho.

            Anos depois de ter fundado a igreja entre os gálatas, Paulo escreveu estas palavras em uma carta direcionada à igreja e seus membros: "É bom ser sempre zeloso pelo bem e não apenas quando estou presente convosco, meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós..." (Gálatas 4:18-19 RA) "Meus queridos filhos, como uma mãe que tem dores de parto, estou sofrendo por vocês. E continuarei sofrendo até que Cristo esteja presente no meio de vocês." (v. 19 NTLH) Torna-se óbvio que esta igreja, como as demais, e como os demais membros sofria a imperfeição da natureza humana que está sempre presente.

            O importante é que este estado de imperfeição não seja estático, isto é permanente em todos, mas que haja melhoramento contínuo e progresso em relação à formação do caráter de Cristo em cada um. Ninguém deve em hipótese alguma ficar contente e totalmente satisfeito com seu estado de espiritualidade. Da mesma maneira que uma criança nasce pequena, frágil, imperfeita em conhecimento e formação e fraca, pessoas nascem de novo dentro da nova vida em Cristo Jesus. Maturidade espiritual deve ser profundamente almejada. Tem que haver na vida de todo crente o desejo ardente de chegar à perfeita varonilidade. O problema que ocorre com frequência é que o recém-nascido espiritualmente cessa de crescer, tornando-se um anão espiritual.

            No entanto todos devem entender que a igreja não é um lugar de perfeitos, contudo de imperfeitos; pessoas que estão saindo do pecado e devassidão, procurando aprender as regras de uma nova vida e a força para viver de acordo com aquilo que Deus, o novo Senhor e Mestre, espera delas. Como é que eu poderia procurar pessoas perfeitas na igreja quando eu mesmo não sou perfeito? Como é que eu posso ter pouca paciência com quem falha, quando eu também falho? Como é que eu posso ser crítico de outros, enquanto minhas fraquezas e deslizes são tão aparentes aos outros?

            Ser imperfeito não é motivo para desistir da vida nova em Cristo Jesus, pois é apenas sinal que a pessoa é um ser humano igual às outras.  É sinal que necessitamos um poder sobrenatural para poder efetuar as mudanças necessárias e para manter estas mudanças estáveis na vida. Eis a razão por que Cristo veio; para encher com o Espírito Santo e dotar o crente novo com poder para viver uma vida de vitória no meio das suas imperfeições; progredindo sempre, vencendo mais e mais e encaminhando si mesmo em direção da perfeição que todos que servem a Cristo alcançarão no Grande Dia do Senhor.

Philip D. Walmer