>
 

Imperfeitos 3

Número 3

 

            O Apóstolo Paulo reconheceu a fraqueza de sua carne. Apesar de ser um grande missionário e apóstolo ele era como todos os demais um ser humano, sujeito às paixões da mesma espécie de carne. Leia com cuidado a passagem abaixo:

            "Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim." (Romanos 7:15-20)

            Quando falo que somos imperfeitos, não estou menos prezando, nem criticando, porém reconhecendo que todos têm a mesma natureza carnal que precisa ser vencida. O crente que falha não deve jamais escutar a voz do diabo, inimigo de sua alma. Ele sempre tentará lhe convencer que não há razão para se esforçar para tentar alcançar outros níveis espirituais. Vamos sempre nos lembrar de que Deus é rico em misericórdia e sempre pronto para perdoar.

            Muitas vezes tenho falando acerca do livro de I João, que foi escrito à igreja, e não aos pecadores. No versículo nove do primeiro capítulo o leitor encontra estas palavras maravilhosas, escritas, sim, aos membros da igreja: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." O versículo dez dá uma visão ainda mais ampla acerca das condições do ser humano: "Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós." Este versículo concorda plenamente com o versículo 10 do livro aos Romanos, capítulo três: "Não há justo, nem um sequer..." Ser imperfeito é uma condição comum entre todos os seres humanos. Contudo, ninguém jamais deve ficar contente com seu estado, mas procurar sempre o poder que vem do alto para auxiliar no vencer da carne e seus defeitos. Este é o imperfeito que Deus auxilia e aceita.

            Pecou? Errou? Deixou de cumprir o que Jesus ensinou? Você tem muita companhia. Leia agora as palavras do admirado Salmista Davi: "Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado." (Salmos 32:5) Todos os imperfeitos que erram de vez em quando devem se animar com estas palavras de um que experimentou o perdão de suas imperfeições.

            Salomão elabora um alerta de grande valor em Provérbios 28:13: "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia." Nota as duas coisas em relação ao pecado: 1. Confessar 2. Deixar. Aí está o segredo de vencer as imperfeições que sempre assolam a quem deseja servir a Deus com fidelidade.

Philip D. Walmer