>
 

Esforçar

 

            É interessante observar como muitos cristãos pensam que a vida de um crente deve ser fácil e providenciar tudo que a carne mais almeja. Este pensamento não condiz com a Palavra de Deus, nem se alinha com os exemplos bíblicos que temos de homens e mulheres que se dedicavam exclusivamente a Deus. Uma leitura do Livro aos Hebreus, capítulo onze, logo esclarece como os fieis servos do Senhor sofreram e se esforçaram para agradar a Deus. Não é diferente hoje e os sinais que vemos em volta do mundo indicam que os cristãos verdadeiros hoje logo podem ser obrigados pagar o mesmo preço dos cristãos do primeiro século.

            O Livro de Josué conta a história das lutas do povo de Israel para tomar e conquistar a terra prometida por Deus. Era uma terra boa, uma terra linda e cheia de muitas bênçãos que eles haviam de herdar. No entanto havia muitas batalhas para ganhar para poder herdar o que Deus prometeu. E, é isto que muitos novos crentes não entendem. Se Deus me prometeu, por que Ele não me dá "de mão beijada" sem todo este esforço. A verdade é que ninguém realmente aprecia aquilo pelo qual não lutou e pelo qual não fez algum sacrifício. Cumprir a vontade de Deus significa crucificar a carne e as concupiscências, e jamais viver uma vida na qual é feita a vontade própria da pessoa. Veja a admoestação ao povo de Israel em Josué 23:6: "Esforçai-vos, pois, muito para guardardes e cumprirdes tudo quanto está escrito no Livro da Lei de Moisés, para que dela não vos aparteis, nem para a direita nem para a esquerda..." Nota que não era um simples esforçar, pois disse que deve se esforçar "muito". Da mesma forma que eles foram admoestados para guardar a lei de Moisés, o crente de hoje tem a obrigação de guardar os ensinamentos do Mestre, Jesus, a Quem afirmam seguir. Da mesma forma que Deus admoestou seu povo para não apartar da lei, é necessário que o crente sincero se esforce hoje para cumprir tudo que Jesus ensinou e exemplificou com sua vida.

            Permite-me dar a base escritural da declaração acima:

            "Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele." (Mateus 11:12) Não, irmão, não será fácil entrar e ficar no reino dos céus. Não há de ser um mar de rosas, contudo com muito esforço e muitas lutas.

             "E alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que são salvos? Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão." (Lucas 13:23-24) Parece que Jesus não respondeu se muitos ou poucos entrariam no Reino dos Céus, mas disse que para entrar requereria muito esforço.

            Talvez seja por isso que Jesus disse em Mateus 26:41: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; e o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." Paulo da mesma forma convocou todos a se esforçarem com estas palavras de I Tessalonicenses 5:17: "Orai sem cessar."

             Você realmente quer fazer parte do Reino Celestial? Então, demonstra isto por mostrar o máximo de esforço para se livrar do mundo e aderir-se aos ensinamentos de nosso Senhor Jesus Cristo.

Philip D. Walmer