>
 

O Sucesso é Necessário?

 

O sucesso não é necessário, pois Deus nos ama como somos, não pelas nossas realizações.

Uma das maiores lições que temos de aprender é que, de acordo com a definição de Deus, não precisamos de sucesso. Cada um de nós possui valor intrínseco e infinito, simplesmente porque somos criados à imagem de Deus, e nada mais. Aos olhos dele, já somos um sucesso. Isso ocorre não devido àquilo que realizamos, mas ao que somos. Somos criaturas dele. Somos seus filhos, seus herdeiros. Somos aqueles por quem Jesus morreu. Deus nos criou para se relacionar conosco, para demonstrar seu amor por nós e para provar ao mundo, por nosso intermédio, que ele é o que diz ser - onipotente, onisciente e onipresente. É um Deus justo, compassivo, santo, bom e cheio de amor. Ele deseja provar ao universo, através de nós, que é tudo isso.

Se insistirmos na idéia de buscar o sucesso para provar nosso valor, acontecerão dois fatos desagradáveis. O primeiro é que as circunstâncias poderão ser-nos contrárias. Não podemos controlar as pessoas, nem nossos bens, nem as circunstâncias de forma a garantir sucesso. Além disso, se não conseguirmos o que queremos, ficaremos insatisfeitos. E mesmo que consigamos o que queremos, não ficaremos satisfeitos porque sempre iremos querer mais. Certa vez ouvi dizer que muitas vezes subimos a escada do sucesso e que, às vezes, só quando chegamos lá em cima é que descobrimos que a parede em que estava encostada não era a do sucesso.

O segundo fato desagradável que nos pode acontecer é Deus nos fazer abrir as mãos, um dedo de cada vez, até largarmos aquilo que achamos que nos satisfará. Ele é o Único que poderá satisfazer-nos completo e inteiramente. Ele nos ama tanto, que não nos permite passar a vida tentando cegamente encontrar a satisfação em outras coisas. Talvez deixe que falhemos, para que aprendamos a transferir nossa afeição para ele.

"E estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos? Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade. Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça." (Hebreus 12:5-11)