>
 

A Palavra Poderosa

 

            Alguém recentemente escreveu o seguinte: "Descobri que quando sou leitor consistente da Palavra de Deus, não sou mais alvo constante de ataques e tentações que venham tanto da minha natureza carnal, quanto do diabo." A realidade é que muitos, para não dizer a maioria, não conhecem o poder da Palavra na vida de um cristão. Eles dão pouca importância à Palavra para depois não entender por que sofrem de ataques, tentações, depressão, desentendimentos, brigas e outras coisas semelhantes. A Palavra de Deus é o santo remédio contra tudo que parte do diabo e da natureza carnal de qualquer que seja a pessoa. No entanto, muitos sofrem de uma ou mais destas enfermidades espirituais, mas ignoram a solução ou recusam de tomar o remédio que pode os curar de seus males espirituais.

            A triste realidade é que a maioria dos cristãos, ou supostos cristãos não são leitores da Palavra de Deus. Sim, eles colocam a Bíblia de baixo do braço para frequentar os cultos, e as vezes leem suas Bíblias quando deveriam estar participando do culto, do louvor corporativo, orações uníssimas, canções de louvor e adoração e etc. Contudo, a Bíblia em que eles alegam tanto crer e confiar não é lida consistentemente, e frequentemente só sai do seu lugar de repouso na prateleira para viajar até a igreja. É duro dizer, mas esta aparência de piedade diante dos demais cristãos e o mundo, não resolve os desafios diários e semanais.

            Depois de falhar terrivelmente, cometer adultério, arranjar o assassinato do marido legitimo da mulher com a qual coabitou ilicitamente, foi que Davi começou a reconhecer como nunca antes o valor da Palavra de Deus escondida no íntimo do ser humano. Provavelmente foi depois deste desastre carnal e espiritual e os resultados que não afetaram somente ele, mas a sua família (a criança que nasceu desta união pecaminosa morreu ainda infante) e a nação da qual ele era rei e portanto líder e exemplo, que ele escreveu Salmos 119:11: "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti." (Salmos 119:11) Infelizmente aconteceu tardia e ainda que ele se arrependesse e foi perdoado por Deus, os resultados permaneciam: o marido legitimo da mulher estava morto, a criança gerada estava morta, a fama de Davi continuava manchada e a nação teve que sobreviver os acontecimentos.

            Ninguém peca sozinho. Os pecados de pais são refletidos na vida de seus filhos, netos e bisnetos. Nota cuidadosamente as palavras de Deus à nação de Israel em Êxodo 20:5: "... porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem." Deus falou semelhantemente em Êxodo 34:7, Números 14:18 e Deuteronômio 5:9.

            A Palavra de Deus está repleta de exemplos de líderes espirituais que falharam tão terrivelmente e levaram incontáveis almas a se perderem. Um dos exemplos mais notáveis foi o do Sumo Sacerdote Eli. Só Deus sabe quantas pessoas se perderam eternamente por Eli falhar de instruir seus filhos nos caminhos de Deus, que na sua vez levaram muitos pelos caminhos do pecado e perdição.

            O próprio Senhor Jesus Cristo, para cumprir fielmente toda a Sua missão para resgatar o ser humano do pecado foi obrigado ser tentado pelo diabo (Mateus 4:1-11). Reconhecemos pelos milagres que praticou ao ressuscitar os mortos, curar leprosos, abrir os olhos dos cegos, restaurar a audição e poder de falar de outros, e até ter domínio sobre as tempestades, que Ele verdadeiramente possuía "todo poder nos céus e na terra". Quando enfrentado por satanás Ele teve o poder de uma vez por todas dar cabo ao poder das trevas representado por satanás. Porém, não o fez, contudo, deixou exemplo como é possível para qualquer um que seja dominar estes poderes das trevas pelo poder da Palavra de Deus usada corretamente. Mas, é absolutamente essencial que a Palavra seja bem conhecida, e que a pessoa que deseja vitória sobre as artimanhas do Diabo conheça bem Palavra e seja também cheia do Espírito Santo que auxiliará habilidosamente o uso da Palavra para ganhar a almejada vitória.

            Não são poucos os líderes espirituais em tempos modernos que por alguma razão se acharam isentos das leis de Deus. Ou, por achar desnecessário. ignoram suas devoções particulares, a leitura da Palavra de Deus e as orações. As quedas destes homens e mulheres tem levado muitos a perdição. Ainda que sejam por Deus perdoados, como é que poderão recuperar as almas que induziram a caminhar nas vias de morte espiritual e perdição. Ações têm reações e consequências, as vezes desastrosas.

            Amigo/irmão, quer vencer sua própria carne que anela os prazeres carnais? Leia a Palavra de Deus diariamente! Quer ter domínio sobre o diabo e seu bando de demônios? Leia a Palavra de Deus sempre! Quer chegar ao ponto aonde o mundo não lhe atrai mais? Leia a Palavra de Deus e contempla a beleza de tudo que Deus prometeu para aqueles que O servem fielmente! "... mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam." (I Coríntios 2:9) Haverá grande lucro eterno para todos aqueles que prezam e leem a poderosa Palavra de Deus.

            Continuará a viver aquém da vitória, sofrer a fraqueza espiritual e derrotas desastrosas, ou começará a dar a partir de hoje uma atenção especial, diária e vitalícia a Poderosa Palavra de Deus?


Philip D. Walmer