>
 

Orações e Petições Específicas

Ao longo da minha vida cristã, tenho sido impressionado com a necessidade de fazer petições específicas a Deus. Tenho procurado lecionar e pregar acerca disso, sem, contudo, ofender pessoas com boas intenções com respeito a oração.

Ao mesmo tempo tenho notado como muitas pessoas oram sem qualquer especificação quanto às suas necessidades, nem as nas vidas de outras. Tenho notado com tristeza que pessoas fazem exatamente o que Jesus ensinou para não fazer. Ao instruir seus seguidores acerca da oração, Ele foi claro que seu povo não deveria seguir o exemplo dos gentios (pagãos).

Veja: “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.” (Mateus 6:7 RA) “E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos.” (Mateus 6:7 NVI)

Sempre procuro concentrar-me nas minhas orações quando participo de oração corporativa na igreja, no entanto, não posso isentar-me de ouvir as pessoas que andam pela igreja repetindo sempre as mesmas palavras ou frases. O louvor e adoração fazem parte da oração, mas tem que ser sincera e partir verdadeiramente do coração. Desconfio, no entanto, que não poucas pessoas repetem as palavras que poderiam ser de adoração e louvor, no entanto saem da boca por hábito enquanto a mente está ocupada em outros pensamentos. As palavras são boas, mas simplesmente repetir... aleluia, glória a Deus, o Senhor é bom, etc. sem realmente pensar no que está dizendo e repetir vez após vez não aciona o poder real da oração. Uma análise profunda da Oração Dominical trará ao coração um entendimento de como a oração deve ser feita. Lembra-se que a Oração Dominical não é uma oração para ser repetida, contudo, é um modelo que indica as várias partes de uma oração eficaz.

Jesus chamou doze homens de entre um povo com alto grau de religiosidade, porém estes homens ao acompanhar por algum tempo e notar as orações do Senhor chegaram à conclusão que não sabiam orar de forma correta que resultaria nas respostas desejadas. Eles, então chegaram a Jesus, humildemente pedindo para ser ensinado por Ele como orar corretamente. “De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos.” (Lucas 11:1) Será que alguém, você ou eu, nesta era supostamente iluminada ainda pode humilhar-se e pedir para ser ensinado a orar com eficácia? Veja a história abaixo:

“Aconteceu que, ao aproximar-se ele de Jericó, estava um cego assentado à beira do caminho, pedindo esmolas.  E, ouvindo o tropel da multidão que passava, perguntou o que era aquilo.  Anunciaram-lhe que passava Jesus, o Nazareno. Então, ele clamou: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!  E os que iam na frente o repreendiam para que se calasse; ele, porém, cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Então, parou Jesus e mandou que lho trouxessem. E, tendo ele chegado, perguntou-lhe: Que queres que eu te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu torne a ver.” (Lucas 18:35-41)

O que me chamou atenção recentemente durante minha devocional e leitura bíblica é que a Bíblia declara que o homem era cego. O fato que ele estava da beira da estrada pedindo esmola indicava uma deficiência física. O fato que precisava ser guiado por outros indicava que era cego. Apesar disso, Jesus ainda pede para ele declarar a natureza de sua necessidade. Ele a declarou claramente. A Oração Dominical nos ensina para expressar nossa necessidade com precisão. Nota ao longo das Escrituras... o cego queria ver, os leprosos queriam ser limpos, Pedro precisava dinheiro para pagar os impostos, o centurião queria a cura de sua filha, o pai queria que seu filho ficasse liberto dos espíritos malignos, etc. Todos pedidos específicos.

De acordo com Mateus 6:32, nosso Pai celestial conhece antemão exatamente o que necessitamos antes de pedir para Ele. Como no caso do cego, Ele quer, então, que você expressa seu pedido especificamente. Assim, Ele pode responder com respostas específicas. Orações sem pedidos específicos têm pouca chance de serem respondidas, pois Deus não ouve de você um pedido específico.

Se você está orando pela salvação de alguém, ora contra aquilo que impede a pessoa de chegar e submeter-se a Deus. Se a pessoa for alcoólatra, ora especificamente conta este vício. Em outros casos será necessário orar contra vícios de fumo, drogas lícitas e ilícitas, contra adultério e impureza sexual, a vaidade, bem como muitos outros impedimentos.

Não escrevo estas palavras meramente para ser crítico. Almejo para você o cumprimento de seus desejos para a salvação das almas, cura para os enfermos, e outros casos que só podem ser resolvidos por meio de oração específica. Espaço falta para eu contar as muitas vezes que pus em prática este conselho, e Deus respondeu à minha oração específica, começando quando eu tinha por volta de uns dez anos. Deus é fiel. Almejo para todos os seguidores de Cristo a imensa satisfação de ter suas orações respondidas, ter sua fé ampliada, e familiares, amigos e conhecidos salvos por intermédio de suas orações específicas e intensas.

Ora assim por seu esposo, sua esposa, seus filhos, seu pastor, os administradores da igreja local, estadual e nacional. Ora para o presidente da república, senadores, deputados, etc. Deus já pediu isso e prometeu responder às orações feitas de acordo com Sua vontade. Mas, lembra-se que tem que ser orações especificas.

 

Pastor Philip D. Walmer