>
 

O Amor Julgado

Série - Vive o Livro

            Para poder julgar qualquer coisa, é necessário que haja um padrão do que deve ser julgado. Não é diferente com o amor. Existe o padrão do amor, amplamente descrito na Palavra de Deus que se torna absolutamente necessário à medida que queremos julgar nosso amor. O padrão estabelecido por Deus é exigente, mas como esclarecido em outro devocional, perfeitamente alcançável se é que procuramos nos encher do Espírito Santo. Nenhuma atitude ou benefício espiritual pode ser alcançada sem o poder de Deus residente em nós. Quando observamos a flagrante desobediência de pessoas em relação aquilo que Deus exige, de quem se chama cristão, se torna óbvio que a pessoa não anda na plenitude do Espírito. Veremos abaixo o que Deus exige, isto é, o padrão pela qual podemos julgar se nosso amor tem alcançado o nível que Deus exige de quem abraçou a sua salvação e se chama de crente.

Sabemos que a primeira obrigação do cristão é amar a Deus. Isto não é difícil quando tudo está indo bem. O problema surge quando repentinamente vem uma reviravolta na vida. Jó sofreu isto, mas não abandonou a Deus e sua fé, declarando que fosse morto por Ele, ainda O serviria. Exemplos válidos são os discípulos de Jesus: João, Pedro, Tiago, Paulo, entre outros, como os heróis da fé de Hebreus 11. Apesar das perseguições duras sofridas e a morte, ficaram irredutíveis no seu amor para com o Salvador. Parece que há muitos que só podem amar quando tudo está indo bem. É triste ver casais que aparentemente tem um casamento sólido até o momento de crise e de repente um decide sair fora em vez de provar o amor nos momentos de dificuldade. Nem tudo tem sido fácil para minha esposa e eu, mas recentemente celebramos nossas bodas de ouro. Como? Foi a promessa que fizemos um com o outro diante do altar de Deus e diante de muitas testemunhas. Sete vezes no livro de Apocalipse Jesus falou a mesma promessa para as igrejas da Ásia: "... O que vencer...", isto é quem for fiel até o fim.

 Outra maneira para julgar se nosso amor é fiel e firme é determinado pela nossa atitude com as pessoas em volta de nós. "Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros. ...  se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado. Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele, em nós..." (I João 4:11-13)

 "Se alguém disser Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão." (I João 4:20-21) Deus julga seu amor para com Ele de acordo com o amor que demonstramos com familiares, irmãos, entre outros. Não se esquece que Jesus volta para os que O amam, não só de palavra mas em obras. (I João 3:18)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Deus amou o mundo e fez um plano para salvá-lo. Você ama ao mundo com a intenção de salvá-lo ou com a intenção de ser igual a ele? - Philip D. Walmer