>
 

Amigos...

        Por que nós nos distanciamos dos amigos? Boa pergunta, não é? É provável que nem sabemos responder com exatidão esta pergunta. Pode ser que você esteja cheio de razão, mas será que é razão mesma ou apenas uma desculpa. Meu pai sempre dizia que uma escusa é uma casca de verdade recheado de mentiras. Não tenho como verificar a veracidade da história abaixo, no entanto ilustra muito bem a realidade da vida. Acolhe esta história, verídica ou não, como uma boa lição para a vida.

       Houve uma vez dois amigos. Eles eram inseparáveis; eram uma só de alma. Mas por alguma razão seus caminhos tomaram dois rumos distintos e se separaram. Foi Assim Que O Resto Da História Desenrolou:

        Eu nunca voltei para saber do meu amigo até o dia de ontem. Depois de 10 anos, quando caminhava pela rua, me encontrei com a mãe dele. Eu a cumprimentei e perguntei por meu amigo. Nesse momento seus olhos se encheram de lágrimas e me olhou nos olhos dizendo: "Morreu ontem." Não soube o que dizer-lhe, mas ela seguia me olhando e então perguntei como ele morreu.

        Ela, então, me convidou para ir a sua casa, e ao chegar ali me chamou para sentar na velha sala onde passei grande parte de minha vida; pois sempre brincávamos ali, meu amigo e eu. Eu me sentei e ela começou a contar-me a triste história.

        Fazia dois anos que o diagnosticaram com uma rara enfermidade, cuja cura dependia de receber todo mês uma transfusão de sangue durante três meses, mas recorda que seu sangue era muito raro,

        "Sim, sei," respondi, "igual ao meu."

        Ele dizia que a única pessoa da qual receberia sangue seria de você, mas não quis que lhe procurássemos, pois dizia todas as noites: "Não o procurem. Tenho certeza que amanhã ele virá."

        Assim passaram os meses, e todas as noites ele se sentava nessa mesma cadeira onde está sentado e orava para que você lembrasse-se dele e viesse na manhã seguinte. Assim acabou sua vida e ontem, na última noite de sua vida, estava muito mal, mas sorrindo me disse: "Mãe, eu sei que logo meu amigo virá, pergunta para ele por que demorou tanto e entrega-lhe esse bilhete que está na minha gaveta."

        A senhora se levantou, regressou e me entregou o bilhete que dizia: Meu amigo, sabia que viria, tardou um pouco, mas não importa, o importante é que veio. Agora estou lhe esperando em outro lugar, espero que demore a chegar aqui, mas enquanto isto quero lhe dizer desde o céu, você tem um amigo cuidando de você, meu querido e melhor amigo. Ah, por certo, você recorda por que nós nos distanciamos? Sim, foi porque não quis lhe emprestar minha bola nova, que tempo, não é? Éramos insuportáveis, bem, pois quero dizer que eu lhe dou ela de presente e espero que goste muito. Amo você! Seu amigo de sempre e para sempre!

        Não deixe que seu orgulho seja maior do que seu coração. A amizade é como o mar, pode se vê o princípio, mas não o final. Quão frágil é a amizade! Ela necessita de muito cuidado e ternura!


Nenhum De Nós É Tão Bom Quanto Todos Nós Juntos!

Pensamento do Dia: "Muitos me seguem, mas somente os verdadeiros amigos me acompanham. " Vitor Cunha