>
 

DEUS TRABALHA PARA O BEM DOS QUE O AMAM

 "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu pro­pósito." (Romanos 8:28)

             Esse texto se tornou muito real para mim no final da Segunda Grande Guerra. Eu trabalhava no Departamento do Jardim da Infância, na cidade de Munique, Alemanha. Os bombardeios continuavam dia e noite, e muitas crianças morreram. Para salvar as crianças, a população de Munique evacuou-as para pequenas vilas no interior, perto dos Alpes.
            Eu trabalhava em uma das casas e tinha meu dia livre apenas ocasionalmente. Os tempos eram tão incertos, que planejei passar meu seguinte dia livre em Munique, com minha mãe e irmão. A viagem de trem levava apenas uma hora, e parti às vinte horas, certa noite. Pouco depois do início da viagem, o trem parou.

            "Bombardeio aéreo, bombardeio aéreo!" gritou o maquinista, e a maioria dos passageiros correu para dentro da floresta. Eu estava amedrontada demais para correr no escuro; assim, fiquei no vagão junto com um senhor muito idoso. De repente aconteceu uma aterrorizadora explosão; depois, não soube de mais nada. Depois do que pareceu um longo tempo, acordei. O velhinho do outro lado me disse: "Que bom que você está viva. Eu tinha certeza de que havia morrido".

            Finalmente seguimos para Munique, chegando lá às quatro horas da madrugada. A região toda estava quase inteiramente destruída, mas Deus havia poupado o prédio de apartamentos onde moravam meus pais. Minha mãe insistiu para que eu fosse fazer um exame médico, a fim de saber se eu havia sofrido algum dano físico durante a explosão da noite. O médico me disse que a pressão do ar havia prejudicado meu coração.                                      
            Semanas mais tarde a guerra acabou; sem governo, a ilegalidade e a confusão reinaram durante algum tempo. Não havia possibilidade de comunicação com os familiares; meu pai estava em uma cidade na floresta da Bavária; minha irmã e seu bebê haviam sido evacuados para as montanhas, e não sa­bíamos se ainda estavam vivos ou não. Quão gratos nos sentíamos porque pelos menos nós três estávamos juntos. Muitas coisas terríveis tinham acon­tecido com moças sozinhas, mas eu estava em segurança com minha mãe e meu irmão.

            Deus pode usar até mesmo um bombardeio para o bem daqueles que O amam. Hoje, quase cinquenta anos depois, quando leio esse texto, sei que Deus teve um propósito para me prolongar a vida.

Sophie Kaiser

Pensamento do Dia: Tempo é um grande mestre  que cura as feridas das derrotas temporárias, corrige as desigualdades e os erros do mundo. Com o tempo nada é impossível!