>
 

Amizade - Caminho Para Deus

"Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus, e conhece a Deus". (l  João 4:7)

            Madge tem vinte anos mais do que eu. Quando nos conhecemos, a diferença de idade era muito grande para uma menina de doze anos, mas nos tornamos grandes amigas e assim temos permanecido até hoje, decorridos mais de trinta anos. Estou consciente da grande divida que tenho para com minha amiga, pois ela ajudou a moldar e formar o meu caráter e os caracteres de outros jovens da igreja.

            Madge não se casou. Passou a vida cuidando, primeiro de sua mãe inválida, depois de seu pai. Foi abençoada com muitos talentos, os quais usou irrestritamente a serviço da igreja. Era líder dos jovens e nos treinou com  disciplina firme, porém amável. A maioria dos seus antigos juvenis e jovens são agora líderes de igreja em muitas partes do mundo, e todos se lembram dela com profundo respeito e afeição. Ela nos ensinou que o trabalho e a lealdade são todos importantes, e tornou a nossa participação na vida da igreja cheia de contentamento e alegria.

            Participava de nossas esperanças e aspirações. Ouvia nossas confidências acerca de namorados e namoradas, e os seus conselhos eram sempre cristocêntricos. Sabendo como era difícil para mim a vida numa família não cristã, ela e sua irmã e cunhado me convidavam com frequência para almoçar depois do culto. No inverno, sua casa estava sempre aberta nas noites de sexta-feira. Seu cristianismo foi sempre prático, e eles eram o exemplo do cristão amável e amado.

            Quando me mudei da Irlanda para a Inglaterra, mantivemos contato por correspondência e aguardávamos ansiosamente os encontros durante as férias. Nessas ocasiões, falávamos sem parar acerca de tudo o que havia  acontecido nos meses de separação.

            Madge está doente agora. Foram-se as suas forças e a vitalidade, e por vezes a sua prolongada doença tem sido um teste para minha própria fé. A dela nunca se abalou. Madge continua alegre, firme e confiante em seu amorável Amigo.

            Assim como por tantas vezes eu abri meu coração para ela, do mesmo modo ela abre o seu para Jesus, sabendo que as mãos mais gentis tomarão aquilo que vale a pena ser conservado e, com um sopro de bondade, jogarão o resto fora.

            Ter um amigo significa ser um amigo. Ter a Jesus como um amigo muito querido,   apreciado e amado significa aprender Dele, manter contato com Ele e aguardar ansiosamente o momento de vê-Lo. Continuo aprendendo com minha amiga e, através dela, tenho um lembrete constante dos paralelos entre nossas amizades terrenas e a amizade daquele que nos ensina a conhecer a Deus como Amigo.

Audrey Balderstone

Pensamento do Dia: "Um amigo deve ser radical. Ele deve amar você quando você não é amável. Deve abraçar você quando não é abraçável. Deve suportar você quando é insuportável.