>
 

A XĂ­cara Quebrada

            "Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna." ( Hebreus 4:16)

            Nós, crianças, nos reunimos ao redor da mesa, enquanto nossos pais abriam cuidadosamente uma caixa que continha um novo apare­lho de chá. Peça por peça, mamãe desenrolava as xícaras, os pires, os pratinhos, a jarra para o leite, o açucareiro e, por último, o bule para o chá. Lembro-me de nosso grande entusiasmo. Com exclamações de admiração, tocávamos de leve as frágeis peças. Para nós, aquela era a mais linda e sofisticada louça do mundo.

            A princípio, o estimado aparelho de chá era usado só para visitas. Certa vez, depois de os hóspedes terem ido embora, mamãe pediu-me que reco­lhesse a louça e a lavasse. Com muito cuidado, levei-a para a cozinha e, enquanto o fazia, uma xícara escorregou de minha mão de repente e espa­tifou-se no duro piso de concreto. Horrorizada, contemplei os pedaços. Não havia ninguém por perto. Com as trêmulas mãos de uma menina de dez anos de idade, tentei juntá-los na posição original. O medo me assal­tou enquanto eu lutava contra a tentação de enterrar os cacos. Ninguém seria mais esperto, pelo menos foi o que o tentador me disse. Mas eu ha­via aprendido a contar a verdade, fossem quais fossem as consequências. Com a xícara quebrada nas mãos e passos hesitantes, aproximei-me de mamãe timidamente. Só um olhar para o meu rosto e ela entendeu a dor e o medo que eu estava experimentando em silêncio. "Não se preocupe", disse ela. "O que fariam os fabricantes se ninguém quebrasse a louça? Morreriam de fome."

            Num piscar de olhos, desapareceram as lágrimas. Meu coração se rego­zijou e o meu ser encheu-se de amor para com minha mãe. O precioso açucareiro ainda está comigo e, quando olho para ele, lembro-me das pala­vras de mamãe sobre a xícara quebrada. Nem sempre podemos predizer a forma como nossos pais terrestres reagirão quando errarmos ou formos desmazelados. Eu esperava ser castigada ou pelo menos xingada por meu aparente descuido. Mas, com Deus, temos a certeza de que nossa confissão será sempre aceita. Pode haver consequências para o nosso descaso, mas Ele nunca deixa de perdoar.

Birol C. Christo

Pensamento do Dia: Ser feliz não significa que tudo é perfeito. Significa que você decidiu olhar  além das imperfeições.