>
 

Esquecimento Divino

            "Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões." (Salmos 103:12)

            Uma das coisas maravilhosas em servir o Senhor é que Ele apaga as nossas transgressões. Feliz o crente que realmente crê no Senhor e Sua Palavra. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (I João 1:9) A pessoa que realmente crê, praticará a confissão mediante sua fé e a fidelidade de Deus em cumprir o que falou e terá confiança absoluta na obra feita pela fé.

            Conforme o versículo texto, entre outras referências bíblicas, entendemos que Deus não somente perdoa as transgressões, mas as remove bem para longe e as esquece. Vamos nos lembrar que somente Deus tem esta habilidade de esquecer. Também é necessário lembrar que Deus só faz estas obras maravilhosas mediante nosso arrependimento. O pecado não confessado não é um pecado perdoado. O arrependimento, amplamente ensinado na Bíblia e praticado pelos que queriam se aproximar a Deus, não é requerimento que caducou da lei de Deus, mas ainda vale, aliás, continua sendo requerimento para todos que querem um bom relacionamento, bem como a prometida salvação.

            No meio de nosso regozijo pelo perdão de nossos pecados e o subsequente esquecimento deles da parte de Deus, lembramos que nós não temos a capacidade de esquecê-los. Isto nos aborrece. Como seria bom se pudéssemos os esquecer também. Seria bom ou não? Provavelmente você diria que seria bom, pois gostaria de esquecer os delitos embarçosos que cometeu. A frustração com nossa própria consciência que nos faz lembrar, ou a menção por terceiros, é algo de que queremos nos livrar.

            Depois de considerar esta questão em oração, cheguei a crer que é bom não poder esquecer nosso passado de delitos. Por que? Porque é a lembrança destes que nos mantém humildes diante de Deus. Davi declarou: "...meu pecado está sempre diante de mim." (Salmos 51:3) Paulo disse: "... não tenho de que me gloriar..." (I Coríntios 9:16) Ele ainda declarou: "... pela graça sois salvos..." (Efésios 2:5) Se tivéssemos a habilidade de esquecer nossos delitos, teríamos a tendência nos vangloriar, como por algum mérito nosso estaríamos entre os escolhidos e salvos. Mas, quando somos obrigados lembrar que cometemos tanta coisa horrível contra Deus, familiares, amigos, irmãos de fé e etc., tendemos nos manter humildes, pois não temos nenhum motivo para nos orgulhar.

            Quando lembramos os pecados do passado e a misericórdia de Deus em nos perdoar, e quando novamente erramos é com humildade que aproximamos o trono de Deus. Que bom é poder lembrar quem realmente somos, pois isto ajuda manter o relacionamento correto para com Deus. A lembrança da fraqueza da carne nos ajuda crucificar a carne e a sujeitar a vontade do Espírito, pois só assim poderemos ser salvos. Tudo isto é feito para que a carne jamais poderá se gloriar, como por algum mérito inerente adquire a salvação. Sim, eu me lembro dos meus delitos, e por isso dobro os joelhos humildemente diante do meu Salvador. Obrigado, Senhor por deixar-me lembrà-los.

 Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Deus nos liberta do domínio do pecado, não fortalecendo o nosso velho homem, mas crucificando-o; não ajudando-o a fazer alguma coisa, mas removendo-o do cenário da ação." W. NEE