>
 

Senhor, Mestre...?

            Ao ouvir as orações de alguns, se torna aparente que eles têm um problema de chamar Deus de Senhor. Jesus disse: "Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou." (João 13:13) É certo que Ele seja honrado com os termos: Deus, Senhor, Rei, Mestre, e etc., pois como Ele disse, faz bem quem assim faz.

            No entanto, o uso destes termos não implica que Ele seja o tipo de mestre ou senhor que conhecemos entre os homens. O normal para o homem que deseja a honra destes termos, e que devem ser apenas de respeito, é de ser dominador ou dono absoluto dos que são, ao ver dele, seus súditos. Deus quer ser tudo que estes termos implicam, mas com um relacionamento diferente, bem diferente o de homem com homem. Em outras palavras, Deus vê sua posição bem diferente do que os homens podem ver a sua. O homem acha que o poder que ele possui lhe dá o direito de dominar, escravizar, maltratar, e até  matar, caso não recebe o que percebe como direitos alcançados devido a sua posição.

            Deus vê de uma forma bem diferente. Como O Senhor nosso, sendo O: "Deus é amor..." Ele tem em mente o bem estar dos seus súditos, que é atitude diferente da maioria dos "senhores da terra". Veja bem o que Ele é; misericordioso, gracioso, amoroso, bondoso, milagroso, maravilhoso, entre outros atributos diversos. Precisaríamos outras mil palavras para descrever tudo que Deus é para o ser humano. João disse que o mundo não poderia conter os livros que poderiam ser escritos acerca Dele.

            Quando começamos listar suas obras, a lista se torna quase infinita. Mas, em relação aos seus súditos, reconhecemos estas, entre muitos outras: Ele perdoa, lava do pecado, purifica, cura, providencia as necessidades espirituais, físicas, mentais, corporais, e econômicas entre muitas outras coisas numerosas demais para mencionar aqui.

            Davi não olhou para o Senhor como um denominador ou carrasco das ovelhas, mas comparou o tenro cuidado de Deus para com ele com o cuidado que ele, Davi, dava às ovelhas sob seus cuidados. Por isso disse: "O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta." (Salmos 23:1) Em outras palavras, Davi confiava que ele poderia descansar, ficar tranquilo e confiar totalmente, pois seu Senhor se encarregou de suprir o que ele necessitava. Neste mesmo Salmo, Davi descreve tudo que Deus havia de providenciar para ele. Leia com atenção, pois a compreensão profunda deste Salmo poderia lhe proporcionar um dia, semana, ano; em fim, vida melhor,

            Paulo não teve problema nenhum em submeter-se a Deus, pois pela Palavra e por experiência pessoal ele sabia: "E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades." (Filipenses 4:19) Leia com atenção II Coríntios 11:23-30. E mais: "... não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia." (II Timóteo 1:12) Ele é O Bom Senhor!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: A oração é uma estrada aberta para o coração de Deus.