>
 

Ao Fim...

            "Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Apocalipse 2:10)

            Faz poucos dias em conversa com minha esposa mencionamos uma pessoa conhecida que teve, como alguns diriam, pouca sorte na vida. Muitos projetos foram concebidos, mas por alguma razão todos sofreram um aborto antes de chegar ao seu término. Assim foi, projeto após projeto, ano após ano, até a velhice chegou. Repentinamente a pessoa comenta que sua vida não tem e nunca teve valor. Aí vem o desânimo, profunda tristeza e até depressão e por via de terceiros ouvimos que considerou o suicídio. É triste de ser apenas um observador e nada poder fazer para coibir os atos que contribuiram a este estado quase trágico.

            Estes acontecimentos são tristes na vida profissional, mas se tornam ainda mais trágicos quando acontecem na vida espiritual. Jesus Cristo mesmo falava em nosso texto de Apocalipse e deixa bem claro que o recebimento da recompensa eterna acontecerá somente mediante a fidelidade, e esta até a morte. Não há, e jamais haverá, lucro em servir a Deus a vida toda, e pouco antes do fim desistir de servir a Deus e voltar ao estado pecaminoso anterior. Pode ter alcançado grandes vitórias, ter feito até façanhas em o nome do Senhor, mas se a fidelidade a Deus, Sua Palavra e o plano de salvação preparado por Ele, nada das boas obras e fé do passado me adiantará coisa alguma.Tudo que vivia e fazia se tornará inútil diante da infidelidade.

            Judas Iscariotes seguiu com Jesus e os demais discípulos por quase três anos e meio. Mas, bem no fim, com a salvação eterna às portas, a ganância venceu, a cobiça tomou conta, e o que parecia ser grande lucro se tornou a maldição da sua vida. Tudo, absolutamente tudo, acabou num desesperado ato de suicídio e a perda eterna da alma. Seu fracasso foi tão grande que ninguém em tempos pós-apostólicos dá o nome de Judas para seu filho, por este ser ligado à traição. Paulo falou de Demas que abandanou a ele e a Deus, pois "... amava este mundo presente."

            As decisões de servir a Deus com fidelidade são puramente individuais. Dois irmãos, Caim e Abel tomaram suas decisões. Um escolheu para sevir a Deus de acordo com os requerimentos de Deus e foi aceito. O outro decidiu de fazer o que achava mais certo, teve seu sacrifício rejeitado e por ciúmes matou seu irmão e tornou-se famoso por ser o primeiro assassino do mundo. Outros dois irmãos, Esaú e Jacó tomaram rumos espirituais diferentes. Um, Jacó, apesar de todos os seus erros, mas mediante seu arrependimento foi aceito, enquanto o outro por um ato de desprezo determinou seu destino. Isto provocou as palavrs de Deus: "... Amei a Jacó, e aborreci a Esaú." (Romanos 9:13)

            Existe só um que pode determinar seu destino eterno e isto é você mesmo. Ninguém mais pode fazer. Convém você ser fiel até o fim, pois nunca poderá culpar outro. "... obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma." (I Pedro 1:9)

Philip D. Walmer

Pensamento Do Dia: Se VOCÊ fosse julgado hoje por seguir a Jesus, encontrariam VOCÊ culpado?