>
 

Desastre!

            "Então, veio o Anjo do Senhor, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o pôr a salvo dos midianitas. Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valente." (Juízes 6:11-12)

            Os Israelitas andavam longe de Deus e  sofriam as duras consequências pela desobediência a Ele. Os midianitas, inimigos vitalícios do povo de Deus, chegaram e dominaram a nação, e  despojaram o povo dos seus bens, inclusive, os mantimentos. Assim Gideão se escondia enquanto malhava o trigo para alimentar sua família. Foi surpreendido quando repentinamente o anjo do Senhor apareceu. Ele descobriu que não podia se esconder de Deus. Deus sempre sabe onde estamos. Gideão também descobriu que Deus sabia o que estava dentro dele, até melhor do que ele mesmo.

            Deus necessitava alguém para agir por Ele afim de levar Israel de volta aos caminhos que Ele estabeleceu para Seu povo. Deus sempre precisa um homem, ou uma mulher, de coragem para agir. O problema é que pessoas frequentemente quer que Deus faça tudo sozinho. Pessoas querem continuar nos seus caminhos, não querendo arriscar sua popularidade, ou quem sabe sua posição de família de comunidade ou de igreja. Deus chamou Gideão de homem valente. Valente? Valente! Como Deus pôde declarar algo assim? Ele não viu que o homem estava escondido? Como assim, homem valente? É que Deus viu o que Gideão poderia ser se ele decidisse servir a Ele e abraçasse a causa de Deus.

            Gideão se animou por receber a mensagem do anjo: "O Senhor é contigo..." Assim talvez possa fazer alguma coisa, mas terei de provar isto antemão, e assim por duas noites ele pediu evidência que Deus estava com ele. Nota o uso do verbo "            é", indicando a permanência de Deus com Ele, e não algo transitório, ou apenas por uma ocasião. Jesus disse: "... eis que estou convosco todos os dias até à consumação século." (Mateus 28:20) Certificando-se disto ele começa agir com coragem e ousadia. Meu irmão não reclama das duras provas pelas quais Deus lhe obriga passar, pois assim, no meio destas você poderá provar que Deus está de fato com você. Assim poderá sair para fazer proezas para Deus. Assim fez Gideão, até reunir dezenas de milhares ao lado dele. É sempre necessário que alguém se levante, ainda que seja sozinho no início.

            Gideão colocou sua vida em perigo quando foi (já tinha mais dez com ele) cortar o poste-ídolo de seu pai. Ele abraçou a causa de Deus! Certificou-se de que Deus estava com ele! Ele se posicionou! Ele agiu! Ele não se amedrontou!

            Amado irmão, você está se escondendo? Tem medo do que alguém pode falar ou fazer se você se posiciona contra o pecado desta geração? Deus quer que você saia do esconderijo, que tome bom ânimo e coragem, confiante que Deus esteja com você. Não se esconde mais! Não se amedronta mais: Deus está com você, homem valente. "... maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo." (I João 4:4)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Não é o que você acumula, mas o que você semeia que indica que tipo de vida você viveu.