>
 

Na Falta De Memória

Um artigo no  New York Times ligada ao aumento do armazenamento de computador com a diminuição dos dados na mente humana. Nossas ajudas eletrônicas agora lembram números de telefone, orientações de direção e outras informações que usamos para aprender o uso repetido. Nas escolas, memorização e recitação oral estão desaparecendo do currículo. Nós nos tornamos, de acordo com o Times, "os produtos de uma cultura que não impõem o desenvolvimento de habilidades de memória."

No entanto, nunca temos como seguidores de Cristo sendo na maior necessidade de esconder a Palavra de Deus em nossos corações "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. " (Salmos 119:9-11). Memorização das Escrituras é mais do que um exercício útil mental. O alvo é saturar as nossas mentes com a verdade de Deus para que nossas vidas estejam em conformidade com os Seus caminhos. O salmista escreveu: "Ensina-me, SENHOR, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até ao fim... Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho." (Salmo 119:33, 37).

Por que não começar a comprometer-se a memorizar as Escrituras? Consistência diária e revisão são chaves para o sucesso. E, assim como o exercício físico, esta disciplina espiritual é realçada quando feito com um pequeno grupo ou com um amigo.

Não nos esqueçamos de lembrar e seguir a sabedoria que dá vida a Palavra de Deus. -David McCasland

"33  Ensina-me, SENHOR, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até ao fim. 34  Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei; de todo o coração a cumprirei. 35  Guia-me pela vereda dos teus mandamentos, pois nela me comprazo. 36  Inclina-me o coração aos teus testemunhos e não à cobiça. 37  Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho. 38  Confirma ao teu servo a tua promessa feita aos que te temem. 39  Afasta de mim o opróbrio, que temo, porque os teus juízos são bons. 40  Eis que tenho suspirado pelos teus preceitos; vivifica-me por tua justiça." (Salmos 119:-33-40)

Salmo 119 é o maior salmo da Bíblia. O foco singular de seus 176 versos é a Palavra de Deus. No meio do ridículo e perseguição (vv. 23, 157, 161), o salmista se volta para a Palavra de Deus para o conforto e força. Neste 5º de 22 seções, o salmista deseja amar e obedecer a Palavra de Deus de todo coração (vv. 33-35) e ora por uma devoção a Deus (v. 38). Ele identifica duas ameaças à sua devoção: a avareza ("o amor ao dinheiro" v. 36 NVI) e "olhar para as coisas inúteis" (idolatria, v. 37). - Sim Kay Tee

A Palavra de Deus mudará a sua vida

Se você vai fazer a sua parte

"Para ler, estudar, e obedecer,

E escondê-la em seu coração. Sper-

 

Pensamento do Dia: Deixe a Bíblia encher sua mente, governar o coração e guiar sua vida.