>
 

Manutenção - 3

Número 3

II Reis 22

            Em Manutenção número 2 eu fiz uma leve comparação entre a manutenção de um carro e a vida espiritual. Neste quero aprofundar esta comparação para que meus leitores possam entender a essencialidade absoluta da manutenção espiritual para poder sentir a certeza da prometida salvação.

            O reservatório do óleo essencial para o funcionamento (não o bom funcionamento, pois sem o óleo o motor simplesmente não funciona mais de uns poucos minutos) tem uma vareta que serve para medir o nível do óleo no reservatório. Em qualquer carro, e principalmente nos de mais uso, este nível deve ser verificado a cada compra de combustível. Se o nível do óleo baixar demais a lubrificação do motor é comprometido. Se faltar óleo o motor funde e talvez ao ponto de não puder ser recuperado.

            As Escrituras aludem ao Espírito Santo como sendo óleo, como em Mateus 25:1-13 na parábola das dez virgens. Neste ensinamento a essencialidade do óleo, isto é, o Espírito Santo se torna muito claro. Hoje há muitas organizações religiosas que ignoram a essencialidade do recebimento do Espírito Santo, ou pior ensinam que a experiência de ser batizado com Espírito Santo não existe ou que não tem importância na vida do crente nestes dias modernos. Assim ignoram os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos, bem como a prática deles no primeiro século da Igreja.

            João Batista, precursor de Jesus Cristo e escolhido especialmente para preparar o povo para receber o Salvador do mundo, indicou o ministério principal de Jesus por anunciar: "...
Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo."
(Mateus 3:11) Assim, apesar de curar os enfermos, ressuscitar os mortes, multiplicar pães e peixes, entre muitos outros milagres e prodígios, a missão principal Dele era providenciar o Espírito Santo  para todos que creriam Nele. Com este entendimento é possível compreender a essencialidade do Espírito Santo na vida de cada crente.

            É possível que uma pessoa receba o Espírito Santo da mesma forma demonstrado em Atos 2:1-4, 8:14-17, 10:44-48 e 19:1-6 que é, conforme o ensinamento das Escrituras, a única maneira para ficar cheia do Espírito e ainda não estar atualmente cheia do Espírito. Paulo se preocupou com esta possibilidade e mandou seus leitores para se encherem do Espírito: "... enchei-vos do Espírito" (Efésios 5:18) Em outras palavras, não é suficiente para poder apenas apontar para uma data passada quando teve esta experiência maravilhosa pela primeira vez, mas poder afirmar sem sombra de dúvida que está cheio do Espírito Santo neste mesmo instante. Talvez seja necessário tomar a "vareta" da oração e a meter dentro da sua alma para medir o nível do óleo do Espírito.

            Em Atos capítulo 4 os apóstolos tinham recebido fortes e repetidas ameaças com respeito suas pregações. Eles reconheceram a necessidade de encherem-se novamente com o Espírito, por tanto retornarem ao cenáculo e oraram até ficarem cheios do Espírito novamente (v. 31).

            Amado, você está pronto para enfrentar qualquer coisa que poderia apresentar-se repentinamente na sua vida? Caso sente inadequado, é boa hora para ser verdadeiramente renovado no Espírito, pois as tempestades vêm frequentemente sem aviso prévio. Faça a manutenção diariamente e não andará com medo de fundir seu motor espiritual ou ser vencido pelo diabo.

Philip D. Walmer