>
 

Manutenção - 4

Número 4

II Reis 22

             Os pneus de um carro precisam de atenção constante. Tem que controlar a pressão deles, pois um com pressão mais baixa em um pneu que nos outros pode levar a um acidente sério ou fatal. Assim, uma simples falha de manutenção pode causar danos irreparáveis e muita tristeza. Esta manutenção é algo tão simples, mas frequentemente ignorada.

            Pneus são peças caras, portanto precisam não somente manter a pressão certa para não ocorrer desgaste precoce, mas também verificar com frequência a geometria da parte dianteira do carro, pois buracos e outros fatores podem alterar sensivelmente este alinhamento, causando desgaste aos pneus, bem como colocar o controle e segurança do carro em perigo.

            Podemos dizer que os pneus do carro ocupam a posição de base, isto é de alicerce do veículo. Sem esta base não importa muito os demais componentes do mesmo. Não importa um motor potente, uma pintura bonita, estofamento de luxo e outros por menores considerados como prioridade por alguns. A base tem que ser boa, firme e confiável.

            Na vida do cristão a base necessária é a Palavra de Deus, isto é, a Bíblia. É de grande preocupação de líderes eclesiásticos sérios a falta do uso correto e constante da Palavra de Deus. Da mesma forma é preocupante a falta de importância que o povo geral atribui à Palavra de Deus. Noto que existem pregadores que por praxe lêem uma passagem ou versículo da Bíblia para iniciar uma mensagem, mas não se referem mais a Palavra e não consolidam suas palavras com outros versículos ou passagens da Bíblia.

            Tenho notado que há muitos jovens que não possuem uma Bíblia própria. Logo que eu comecei ler, por volta dos seis anos de idade, meus pais adquiriram uma Bíblia para mim, que fui ensinado a ler em voz alta durante os cultos domésticos vespertinos que meus pais não deixaram de realizar ao longo dos meus anos no lar deles. Hoje é rara a família que lê a Bíblia junto em casa. Que falha terrível. Veja a instrução de Deus: "E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te." (Deuteronômio 6:6-7) Posso fazer uma pergunta? Você está fazendo a devida manutenção base espiritual da sua família? Caso não, como é que Deus vai julgar esta falta de manutenção sendo que Ele colocou isto como ordem na Sua Palavra?

            Acha que não notei quantas Bíblias são deixadas na igreja depois de um culto. Isto quer dizer que estas pessoas não estão lendo o manual do proprietário de uma alma em casa. Como é que evitarão cometer erros fatais espirituais quando não conhecem as instruções de manutenção da alma? "Examinais as Escrituras, por que julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim..." (João 5:39) Pode evitar de pecar quando não conhece as Sagradas Escrituras? Davi descobriu que não e propôs o seguinte: "Escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti." (Salmos 119:11)

            Você precisa começar uma manutenção preventiva? Começa hoje e dá diligência a esta tarefa de valor eterna.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Como o negócio de alfaiates é fazer roupas, e o dos sapateiros fazer sapatos, assim é o negócio dos cristãos orar. - Martinho Lutero -